TOP
Equação de Mifflin-St. Jeor para profissionais de nutrição

Equação de Mifflin-St. Jeor para profissionais de nutrição

A avaliação das necessidades energéticas é um componente essencial na elaboração de um plano alimentar. A TMB pode ser medida ou estimada por equações, mas a estimativa é, de longe, o método mais comum. Já conhece a equação de Mifflin-St. Jeor?

Neste artigo fica a saber mais sobre a equação de Mifflin-St. Jeor e como aplicar na consulta de nutrição. 

O que é a equação de Mifflin-St. Jeor?

Esta é uma equação preditiva para o gasto energético em repouso em indivíduos saudáveis.

O artigo que validou esta equação, em 1990, estimou-a através de um grupo de mulheres e homens com idades compreendidas entre os 19 e os 78, e cujo IMC variava entre normal e obesidade. A composição racial da amostra não foi especificada e a representatividade dos idosos foi limitada. 

A TMB foi medida através de calorimetria indireta. Depois, foi efetuada uma análise de regressão múltipla para encontrar a relação entre a TMB e o peso, a altura e a idade, tanto para homens como para mulheres. As equações simplificadas são as seguintes:

  • TMB (homens) = 10 X peso (kg) + 6.25 X altura (cm) - 5 x idade (anos) + 5; 
  • TMB (mulheres) = 10 X peso (kg) + 6.25 X altura (cm) - 5 X idade (anos) - 161. 

Quando é que devo usar a equação de Mifflin-St. Jeor?

Esta equação é, atualmente, a mais precisa para calcular a TMB em indivíduos com o IMC normal (ou seja, com o índice entre 19 a 25), quando não é necessário conhecer a percentagem da gordura corporal.

A equação de Mifflin-St. Jeor em comparação com outras

A equação de Mifflin-St Jeor, juntamente com Harris-Benedict, Owen e OMS/FAO/UNU, as quatro equações mais utilizadas, foram estudadas com o objetivo de perceber a validade destas equações preditivas da TMB em pessoas não obesas e obesas, de vários grupos étnicos e etários. 

Adultos não obesos

A equação de Mifflin-St, Jeor teve o melhor desempenho de entre as quatro equações preditivas da TMB. Em 82% dos casos, a equação previu 10% da TMB medida por calorimetria indireta, com erros distribuídos uniformemente entre subestimação e superestimação. O erro máximo de subestimação foi de 18% e o erro máximo de superestimação foi de 15% da TMB medida.

Adultos obesos

A taxa de precisão de todas as equações preditivas diminuiu em comparação com os adultos não obesos e os erros individuais aumentaram. Esta tendência foi menos proeminente na equação Mifflin-St Jeor do que era em qualquer outra equação estudada. A equação de Mifflin-St Jeor previu, com precisão, a TMB de 70% dos indivíduos obesos, em comparação com 82% em indivíduos não obesos. Subestimativas ocorreram com mais frequência do que as superestimativas. A subestimação máxima foi de 20% e a superestimação máxima foi de 15% da TMB medida.

Como determinar as necessidades energéticas de um paciente em consulta de nutrição?

Passo 1:  Determine a TMB

Sexo feminino: (10 x peso em kg) + (6,25 x altura em cm) – (5,0 x idade em anos) – 161

Sexo masculino: (10 x peso em kg) + (6,25 x altura em cm) – (5,0 x idade em anos) + 5

Passo 2: Multiplique o número da TMB pelo fator de atividade apropriado

Sedentário - TMB X 1,2 (pouco ou nenhum exercício físico, trabalho de secretária)

Ligeiramente ativo - TMB X 1.375 (exercício físico 1 a 3 dias por semana)

Moderadamente ativo - TMB X 1,55 (exercício físico 3 a 5 dias por semana)

Muito ativo - TMB X 1.725 (exercício físico 6 a 7 dias por semana)

Extremamente Ativo - TMB X 1,9 (exercício físico 2x por dia)

É importante ter em consideração que estas equações são apenas uma estimativa e, portanto, devem ser tidas em conta as necessidades nutricionais e objetivos individuais.

Deve avaliar e reavaliar, se for necessário, a evolução do cliente e como é que este se sente e, a partir daí, fazer ajustes ao plano alimentar.

Outras equações para calcular a taxa metabólica basal:

Resumo

Das quatro equações preditivas da taxa metabólica basal mais usadas na prática clínica (Harris-Benedict, Mifflin-St Jeor, Owen e OMS/FAO/UNU), a equação de Mifflin-St Jeor parece ser a mais confiável, prevendo a taxa metabólica de repouso em 10% do medido por calorimetria indireta em mais indivíduos não obesos e obesos, valor superior ao de qualquer outra equação, e também foi a que teve a taxa de erro menor. 

Referências

Comparison of Predictive Equations for Resting Metabolic Rate in Healthy Nonobese and Obese Adults: A Systematic Review 

A new predictive equation for resting energy expenditure in healthy individuals

Discover more from Nutrium Blog

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading