Alimentação bem-feita é o primeiro caminho para usar com eficiência máxima, física e mental, o corpo que você usa todos os dias.
Colocar um bom alimento na boca é como colocar um combustível muito bom no seu carro. No carro você conseguirá extrair potência máxima, mas também desfrutará de uma boa capacidade de limpeza e lubrificação dos sistemas. O alimento faz o mesmo por você através da sua alimentação o corpo recebe além de energia muitos substratos básicos para as infinitas funções que o sistema terá que desempenhar. Até aqui eu falei apenas de funções metabólicas, mas toda essa máquina começa a gastar energia antes mesmo de se colocar o primeiro garfo na boca.
Quando se aproxima a hora do almoço e o agradável cheirinho de comida começa a se espalhar, imediatamente seu corpo começa a secretar hormônios e te preparar para o momento de apreciar um prato de comida com tudo que se une para uma experiência de prazer e aproveitar o sabor, o cheiro, a textura que se unem para proporcionar um experiência agradável. Mesmo depois do almoço terminado, seu corpo vai continuar trabalhando, agora para digerir e refinar todo esse combustível.
Toda essa sinalização demanda um tempo para acontecer de forma eficaz e para que seja possível levantar da mesa sem desconforto, precisamos aceitar que na vida moderna nem sempre temos tempo disponível para que ocorra todo esse processo em sua totalidade. Em contrapartida, temos a disponibilidade de repetir todo aquele prato e essa repetição nos deixará saturados, prostrados e cheios demais e é preciso que tenhamos controle para que possamos desfrutar de um corpo funcional.