Provavelmente você já ouviu alguém falando que a frutose é um açúcar ruim e que por esse motivo as frutas são um veneno.
A verdade é que na indústria a frutose pode ser isolada e fazer alimentos bem gostosos como refrigerantes, suco de caixinha ou em pó, molho industrializado, caramelo, mel artificial etc.
Então podemos afirmar que a frutose é ruim?
Não. Entre a produção industrial e as prateleiras ocorre uma desinformação que é replicada a uma velocidade imensa e eu vou explicar abaixo.
Uma banana de 100g não muito madura tem em média 7g de frutose, mas também é fonte de compostos bioativos como fenólicos, carotenoides, aminas biogênicas e fitoesteróis além de fibras, antioxidantes, diversos minerais, vitaminas do complexo B, vitamina C, triptofano...
Isolar a frutose em uma fruta se chama reducionismo nutricional e é claro que se você comer um caminhão de banana todo dia, não vai dar bom, mas você não consegue.
A industrialização consegue transformar a frutose em um xarope onde todo conteúdo será esse açúcar e o insere em muitas opções processadas, fazendo o consumo humano subir drasticamente.
Dito isso, podemos concluir que combater e evitar a condenação de bons alimentos é um dever de todos pois são eles que dão suporte a vida.
Se deseja entender melhor como se alimentar, importantíssimo que você faça um acompanhamento com um Nutricionista.