Blog deAna Catarina Correia

Nutricionista · 2428N

Este é o teu Tempo. A tua Vida. A tua Saúde. Toma a tua decisão!

Baby-Led Weaning (BLW)

segunda-feira, 02 de janeiro de 2023

O que significa BLW?

O acrónimo BLW significa Baby-Led Weaning (BLW) ou auto-alimentação.

Foi criado por Gill Rapley, uma antiga enfermeira de saúde pública no Reino Unido. Este, é um método de introdução dos alimentos complementares alternativo à diversificação alimentar tradicional, nomeadamente no que respeita à forma como o alimento é oferecido ao lactente.

Consiste na oferta de alimentos moídos, picados ou aos bocados, competindo ao lactente comer sozinho, com as mãos, em vez de ser alimentado pelo cuidador, à colher. Por este facto, pode também ser chamado de “auto-alimentação”, ou seja, o BLW incentiva a autonomia dos bebés durante as refeições, assim como pressupõe que as refeições sejam realizadas em família. Sem o “agora vou despachar o bebé para depois comermos nós”. A hora da refeição deve ser um momento de convívio, boa disposição, tranquilidade e de comunicação em família

Contudo, há alimentos que não são adequados a um bebé em processo de maturação e ainda com pouca dentição, pelo que devem ser oferecidos alimentos saudáveis, assim como a forma e o corte dos mesmos devem ser sempre adaptados a esta fase do ciclo de vida.

Deste modo, é servido um prato ao bebé com alimentos de diferentes grupos da roda dos alimentos, fornecedores de macronutrientes tais como hidratos de carbono (arroz, massa, batata), proteína (carne, peixe e ovos) e gordura (azeite), bem como micronutrientes, tais como vitaminas e minerais (legumes, leguminosas e fruta).

O bebé vai pegando e familiarizando-se com os diferentes alimentos, nomeadamente a sua cor, cheiro, textura e sabor.

Se optar por este método, a partir de quantos meses posso pô-lo em prática?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida. A partir dessa altura os pais devem começar a sentar o bebé à mesa com eles e ficar atentos aos sinais de prontidão, os quais surgem habitualmente, entre os 6 e os 9 meses.

É de facto nessa altura que o bebé reúne todas as competências de maturação fisiológica, metabólica e neurológica para manipular sozinho os alimentos e ingeri-los em pequenos pedaços.

Sinais de que o bebé está preparado para começar o BLW:

– O bebé mostra interesse pelos alimentos.

– Já se senta sem apoio, com um postura direita, sem ajuda.

– Consegue comunicar facilmente os sinais de fome e saciedade.

– Leva vários objetos e brinquedos à boca.

– Faz o movimento de pinça com os dedos (“garra”).

– Já perdeu o reflexo de extrusão, um reflexo inato que consiste em rejeitar qualquer alimento, expulsando-o da boca com a língua.

Quais os melhores conselhos práticos para pais que querem seguir o método BLW?

– Esperar até o bebé estar pronto: os bebés saudáveis com mais de 6 meses de idade são capazes de se auto alimentarem. No entanto, em algumas crianças, a capacidade de mastigação, pode não estar totalmente desenvolvida até aos 9 meses.

– Informar e discutir com o profissional de saúde que segue a criança sobre qual o melhor método, considerando tanto os riscos como as possíveis vantagens.

– Monitorizar com o profissional de saúde que segue a criança os parâmetros de crescimento, especialmente durante os primeiros meses de desmame e avaliar se são necessários suplementos (ou seja, ferro, vitaminas, oligoelementos…).

– Preste atenção aos sinais de fome e saciedade da criança e responda prontamente.

- Ofereça água durante a refeição

– Garanta que o bebé nunca é deixado a comer sozinho, sem supervisão.


Como devem ser preparados os alimentos e quais os alimentos mais indicados para se iniciar o BLW?

– Escolher uma grande variedade de alimentos, que devem ser gradualmente introduzidos numa maior variedade de texturas, cores e formas.

– Os alimentos oferecidos devem ser convenientemente preparados, quer em termos de confeção, quer o tipo de corte.

Numa fase inicial, os alimentos poderão ser preparados de forma mais simples, sendo o formato preferencial, os palitos grossos (ex. Palitos de batata-doce, chuchu, abóbora, cenoura..).

– Os pais devem ser aconselhados a evitar a adição de sal até aos 12M e açúcar até aos 24M.

– As refeições devem ser caseiras, sem qualquer alimento processado. A cozedura deve ser apropriada, ou seja, cozinhar até o alimento ficar macio.

– Incluir alimentos ricos em ferro, como pequenos pedaços de carne vermelha.

– Deve evitar alimentos duros, especialmente pequenos e de forma redonda como frutos secos, uvas, cerejas, tomate cherry, entre outros, devido ao risco de asfixia.


Pontos-chave:

- recomendado após os 6 meses de idade (ter em atenção a individualidade de cada bebé)

- a criança escolhe o que come e a quantidade que come

- os pais devem estar atentos aos sinais de que o bebé está preparado para a introdução alimentares (geralmente pode acontecer entre os 6 e 9 meses)

Numa fase inicial, os alimentos funcionam como brinquedos. Neste método ocorre alguma sujidade, que acontece devido à imaturidade do bebé, podendo deixar cair os alimentos acidentalmente. Pelo que quanto mais descontraídos os pais ou outros cuidados estiverem mais depressa o bebé aprende. À medida que as competências se desenvolvem, o bebé começa a perceber o prazer que dá sentir o sabor dos alimentos e começa a fazer menos “bagunça”.

O segredo para lidar com esta aventura da auto-alimentação é aceitá-la e preparar-se com antecedência, ou seja, pensar como vestir o bebé e ter tempo para as refeições, proporcionando oportunidades para o bebé praticar e ter tempo para limpar.

“confiar na capacidade do bebé em gerir o seu próprio apetite é provavelmente o aspeto mais difícil do BLW tanto para os pais quanto para os profissionais” (Gill Rapley)

Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Ana Catarina Correia
Ana Catarina Correia
Nutricionista · 2428N
Este é o teu Tempo. A tua Vida. A tua Saúde. Toma a tua decisão!