Já ouviu falar no Síndrome do Intestino Irritável?
O SEU INTESTINO É REGULADO PELOS SEUS NÍVEIS DE STRESS?
A BARRIGA VAI INCHANDO AO LONGO DO DIA, PRINCIPALMENTE APÓS AS REFEIÇÕES?
Possivelmente vai identificar alguns sintomas da Síndrome do Intestino Irritável.
O Síndrome do Intestino Irritável (SII) é um distúrbio que afeta o intestino grosso (cólon) que se caracteriza por um funcionamento intestinal irregular, com períodos de obstipação e diarreia, e sintomas como dor abdominal, acumulação de gás, inchaço abdominal e náuseas.
Possíveis causas
Há vários fatores que podem levar ao desenvolvimento de SII
SIBO (detetável através de um teste)
Gastroenterite (infeções)
Desequilíbrios da flora intestinal
Má alimentação
Stress
Privação ou baixa qualidade de sono
Reação autoimune
Principais sintomas
Distensão abdominal (inchaço abdominal, principalmente após a refeição)
Intestino irregular: obstipação e diarreias
Gases
Sensação frequente de enfartamento
Dor no estômago, especialmente após as refeições
Digestão lenta
A dor abdominal está associada a uma alteração na frequência da evacuação (por exemplo obstipação ou diarreia) ou na consistência das fezes (moles ou granulosas e duras). Pode-se apresentar em episódios de dor contínua e forte ou cólicas, normalmente na região inferior do abdómen. Os sintomas da SII também podem incluir aumento da circunferência abdominal (distensão), muco nas fezes e sensação de esvaziamento incompleto após a defecação. Gases, náuseas, dores de cabeça, fadiga, depressão, ansiedade, dores musculares, problemas de sono e dificuldade de concentração são outros sintomas possíveis.
Tratamento
Modificar a alimentação e outros fatores do estilo vida são, na maioria dos casos, suficientes para aliviar sintomas. Nas consultas de nutrição é trabalhada a parte alimentar e a abordagem passa por pela dieta pobre em FODMAPs (alimentos ricos hidratos de carbono fermentados por bactérias no intestino). Pode ser necessário alguma suplementação nutricional, e poderão ser requisitados testes para identificar SIBO e outros desequilíbrios da microbiota intestinal.
A investigação científica sugere que alguns PROBIÓTICOS aliviam os sintomas da síndrome do intestino irritável, especialmente a distensão. No entanto, os efeitos benéficos dos probióticos não são genéricos para toda a espécie, mas específicos para determinadas estirpes.
Para além do uso de probióticos, é importante repor fibras prebióticas (que servem de alimento para as bactérias boas) através de alguns alimentos específicos e incluir na dieta substâncias que auxiliam a digestão e que reduzem a inflamação do intestino.
FATORES EMOCIONAIS (por exemplo, stresse, ansiedade, depressão), medicamentos (inclusive laxantes) podem desencadear ou piorar os sintomas da SII. Por isso estratégias de equilíbrio emocional e alívio do stress devem também ser praticadas no dia-a-dia.
Esta síndrome é completamente reversível através da alimentação e de mudanças no estilo de vida, por isso o acompanhamento com nutricionista é fundamental para auxiliar no processo de mudança e detetar necessidades ao longo do tratamento.
Referências
American Gastroenterological Association: Guidelines on the laboratory evaluation of functional diarrhea and diarrhea-predominant irritable bowel syndrome in adults (IBS-D)
American College of Gastroenterology: Monograph on management of irritable bowel syndrome
American Gastroenterological Association: Technical review and guideline on pharmacologic management of irritable bowel syndrome
National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases: Useful dietary advice for patients about eating, diet, and nutrition for IBS