A saúde feminina é um assunto extremamente amplo, que envolve questões hormonais, reprodutivas, emocionais e sociais, que influenciam na vida da mulher ao longo dos anos.
A nutrição tem um papel fundamental na saúde da mulher, seja para adequação do peso corporal, prevenção e/ou tratamento de doenças crônicas, estética, longevidade e até mesmo fertilidade, sempre pensando na melhora da autoestima e da qualidade de vida.
E como a nutrição pode ajudar nas fases da vida da mulher:
1️⃣ Puberdade e adolescência: Nesta fase, a adolescente apresenta elevada necessidade de energia e consumo de vitaminas e minerais para manter o ritmo de crescimento. Deve-se ter atenção ao consumo de minerais como o ferro. Alimentos fonte de zinco também são importantes para o crescimento e maturação sexual, além do cálcio e vitamina D que são essenciais para garantir a saúde de estruturas como ossos e dentes.
2️⃣ Idade Adulta (20 a 59 anos): Nesta fase a nutrição atua auxiliando na perda de peso, prevenção e/ou cuidado de doenças crônicas, planejamento de gestação, prevenção de infertilidade, entre outros. Deve-se dar grande atenção ao cálcio para a prevenção da osteopenia, que é a diminuição da massa óssea que surge devido a perda de cálcio e pode levar à osteoporose.
3️⃣ Menopausa: Esse período apresenta mudanças hormonais, físicas e emocionais. A nutrição proporciona uma alimentação equilibrada e ajustada para amenizar os sintomas da menopausa e garantir uma boa saúde óssea, cardiovascular e melhorar a qualidade de vida.
4️⃣ Idoso (a partir dos 60 anos): Nesta fase, cresce o risco para o processo de sarcopenia (perda da massa muscular e comprometimento da força) interferindo na execução das tarefas cotidianas e até do equilíbrio. Neste período, o consumo de alimentos ultraprocessados deve ser diminuído. A ingestão de vitaminas do complexo B, vitaminas D, E, K e minerais como cálcio, ferro e zinco é muito importante nessa fase.