Esse é pra quem sempre pensa: preciso comer mais peixe. A sardinha empanada bem crocante fica irresistível na companhia dessa salada de batatas assada (um clássico do Panelinha!).
Ingredientes
ou4 sardinhas frescas com pele, limpas e abertas
ousal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
1.
Numa travessa coloque as sardinhas, regue com o caldo de limão e tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe em temperatura ambiente enquanto separa os outros ingredientes.2.
Coloque o fubá num prato e tempere com sal. Forre uma travessa com papel-toalha.3.
Leve ao fogo médio uma frigideira com cerca de 1/3 de xícara (chá) de óleo para aquecer - a quantidade de óleo pode variar de acordo com o tamanho da frigideira, use o suficiente apenas para cobrir o fundo.4.
Leve ao fogo médio uma frigideira com cerca de 1/3 de xícara (chá) de óleo para aquecer - a quantidade de óleo pode variar de acordo com o tamanho da frigideira, use o suficiente apenas para cobrir o fundo.5.
Retire 2 sardinhas do tempero e deixe escorrer o excesso de caldo de limão. Passe pelo fubá, empanando bem dos dois lados - pressione delicadamente com as mãos para grudar.6.
Quando o óleo estiver quente, coloque delicadamente as sardinhas empanadas. Deixe por 3 minutos até ficar com a casquinha dourada. Com uma escumadeira, vire para dourar o outro lado por igual. Enquanto isso, empane as sardinhas restantes.7.
Transfira as sardinhas douradas para a travessa forrada com papel-toalha e frite o restante. Sirva a seguir gomos de limão, salada de batata assada, arroz com alho-poró, feijão-carioca com cominho.