Quantas vezes o resultado da balança foi capaz de te frustrar e te fazer desistir do seu processo de emagrecimento e vida saudável? Isso porquê muitas vezes, mesmo que você siga uma alimentação equilibrada e pratique exercícios físicos, parece que os resultados não chegam e a situação não muda.
A partir de hoje e dessa leitura, você irá mudar o seu conceito a respeito de resultados na Nutrição. A primeira coisa que você precisa fazer é esquecer o peso da balança. Como assim? Você não irá focar a sua concentração e suas metas tão apenas no resultado marcado na balança de pesagem, e eu te explico o motivo.
Quando iniciamos um processo de emagrecimento ou até mesmo hipertrofia, os primeiros quilogramas perdidos serão mais rápidos, mas porque são àqueles frutos da retenção de líquido que estava presente no seu corpo. Logo, o seu corpo sofre estímulos físicos e alimentares sobre os quais não estava acostumado, e tudo que é novo impacta, por isso no início você vai dar uma boa enxugada. No entanto, as mudanças alimentares e a prática de exercícios de força como a musculação fazem com que o nosso corpo passe a inchar de maneira "boa", ou seja, você começa a perder gordura e a ganhar massa magra = MÚSCULOS! E músculos pesam, e pesam na balança! Por isso, muitas vezes, mesmo que você esteja fazendo tudo certinho, é importante olhar para a prática de exercícios e entender que você pode não estar engordando é que mesmo que o peso não saia do lugar, pode ser fruto da sua massa muscular, e isso não é ruim.
Por isso, além da pesagem, é imprescindível que o paciente tenha coletado suas outras medidas antropométricas como circunferências e índice de massa gorda e massa magra para poder avaliar de fato se o seu processo está trazendo resultados ou não. A balança pode te enganar para o bem ou para o mal, por isso somente ela não é capaz de precisar o seu estado de saúde.
Agora que você já entendeu que a balança não é a vilã, respira, continua mantendo seus bons hábitos e não esqueça de fazer as outras medidas e bioimpedância no seu próximo acompanhamento nutricional.