Os sintomas associados à intolerância à lactose também podem causar inflamação, que é controlada pelo circuito de inflamação.
Este é o sistema orgânico do seu corpo projetado para remover toxinas, patógenos e outras substâncias que podem prejudicar o sistema. É composto pelo sistema imunológico, pelo intestino e pelo microbioma. Esses três sistemas trabalham juntos para mantê-la saudável.
A Adaptação Funcional do Sistema (AFS) está relacionada a como o organismo se ajusta para manter o funcionamento adequado diante de desafios fisiológicos, como intolerâncias alimentares e inflamações.
No contexto da intolerância à lactose e inflamação, a AFS se refere a mecanismos compensatórios que o corpo adota para lidar com a deficiência de lactase e os efeitos inflamatórios associados, como:
Alterações na Microbiota Intestinal: quando a lactose não é digerida corretamente, ela chega ao cólon e é fermentada pelas bactérias intestinais, o que pode modificar a composição da microbiota. Algumas pessoas desenvolvem um equilíbrio bacteriano que reduz os sintomas ao longo do tempo.
Aumento da Produção de Enzimas Alternativas: algumas cepas bacterianas no intestino podem produzir lactase, auxiliando na digestão da lactose.
Mudanças no Trato Digestivo: o organismo pode diminuir a motilidade intestinal para reduzir sintomas como diarreia ou pode aumentar a produção de muco intestinal para proteger a mucosa contra irritações.
Modificação na Resposta Inflamatória: se a inflamação for crônica devido a uma alimentação inadequada ou disbiose intestinal, o corpo pode tentar se adaptar regulando processos inflamatórios para minimizar os danos.
Quando você tem intolerância e permanece consumindo o alimento do qual é intolerante, esse equilíbrio natural é perdido e a inflamação começa a se acumular em seu sistema, causando danos em vez de proteger seu corpo. Os três sistemas desse circuito estão interconectados, então, quando um funciona mal, os outros também ficam desequilibrados.
A intolerância à lactose pode causar uma série de sintomas e problemas digestivos. Ela estimula a má absorção de nutrientes, o crescimento excessivo de bactérias nocivas e problemas gerais de saúde no intestino e no microbioma. Os sintomas e problemas resultantes aumentarão naturalmente a atividade do sistema imunológico, o que criará inflamação para expulsar a causa dos problemas.
Se você estiver comendo grandes quantidades de produtos lácteos, isso pode piorar esse ciclo, se você for intolerante severa, os produtos "zero lactose" não vão ser benéficos para você. A inflamação se tornará crônica em resposta à intolerância à lactose e começará a danificar outros sistemas e desequilibrar ainda mais o circuito inflamatório. Um plano alimentar adequado para intolerância à lactose pode ser uma boa maneira de interromper esse ciclo de dor, desconforto e problemas de saúde e começar a adotar uma forma mais saudável de comer.