Hoje é o Dia Nacional do Sobreiro e da Cortiça.
O sobreiro, de nome científico Quercus suber, é uma árvore pertencente à família dos carvalhos e que possui um espessamento muito característico da sua casca, a cortiça.
As características únicas da cortiça, como leveza, elasticidade, impermeabilidade, durabilidade e isolante térmica e acústica, são conhecidas há milhares de anos, existindo registos da sua utilização desde a antiguidade, e de leis romanas, em vigor durante a ocupação da Península Ibérica, que protegiam os sobreiros. O sobreiro é espécie protegida a nivel nacional e foi considerada, em 2011, “Árvore Nacional de Portugal”.
O sobreiro é típico do sul de Portugal, sendo que ocupa 22% da área florestal portuguesa.
Sabia que o Sobreiro Assobiador, o maior sobreiro do mundo, eleito Árvore Europeia do Ano em 2018 e registado no Livro dos Recordes do Guiness é português?
Chamam-lhe sobreiro assobiador porque, mesmo ao longe, se ouvem os assobios dos pássaros que se recolhem, ao final da tarde, na sua grandiosa copa.
Este sobreiro, plantado em 1783, em Mértola, está classificado há 40 anos como “Árvore de Interesse Público” pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.
A sua dimensão também lhe deu entrada no Livro do Guinness, como o maior sobreiro do mundo: 16,2 metros de altura e uma frondosa copa cujo diâmetro se aproxima dos 30 metros.