Blog deSara Lopes de Sousa

Nutricionista · 0811N

Parei para pensar como posso fazer melhor, ser melhor hoje e amanhã.

Contactar

Como ter um sistema imunitário saudável

sábado, 21 de março de 2020

Nesta época de pandemia, muito se falou sobre reforçar o sistema imunitário e circularam algumas notícias de como o fazer de forma rápida e quase milagrosa. Contudo, o mais importante a reter é que o sistema imunitário deve ser mantido saudável todo o ano e não apenas sazonalmente ou quando aparece uma pandemia.

Não existe evidência do papel da alimentação para prevenção ou tratamento de infeção por coronavírus. Shots de vitamina C, extrato de flor de sabugueiro, equinácia ou açafrão provavelmente não vão ser úteis nesta fase. Não temos evidência científica que a ingestão ou suplementação de certos compostos seja útil na prevenção ou tratamento de uma infeção por coronavírus.

Para mantermos o sistema imunitário saudável, devemos cuidá-lo e estimulá-lo todo o ano e toda a vida. Em tempos de isolamento, manter uma alimentação rica e equilibrada continua a ser essencial.

Para um sistema imunitário saudável, devemos ter uma alimentação rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. Na prática, significa ter uma alimentação rica em hortícolas, legumes, fruta, sementes, frutos secos, cereais integrais, leguminosas.

Para além da alimentação saudável, deveremos beber água, gerir o stress, praticar desporto e apanhar sol.

Por outro lado, existem alguns hábitos que têm o potencial de diminuir as nossas defesas naturais como o consumo excessivo de alimentos processados, o consumo de álcool e o tabaco. 

Deixo aqui os meus preferidos para estimulação do sistema imunitário:

🍶Iogurte- Contém probióticos, bactérias vivas, que são os naturais defensores do nosso organismo.

🍄Cogumelos - Para além de antioxidantes, os cogumelos contêm selénio. Podemos ainda encontrar vitaminas B, como riboflavina e niacina.

🥜Amêndoas e outros frutos secos - As amêndoas estão recheadas de vitamina E, riboflavina e niacina, combinações perfeitas para o combate ao stress e para o sistema imunitário.

🥝🍊Kiwi e laranja - O kiwi é muito rico em flavonóides e em vitamina C. Se não fores apreciador(a) de kiwi, podes optar por toranjas, laranjas e tangerinas.

🥖Aveia integral - A aveia é rica em fibras, essenciais para o nosso intestino, onde se situam grande parte das nossas defesas.

🥕🍠Cenoura e batata-doce - Tanto as cenouras como as batatas-doces têm β-carotenos, antioxidantes naturais. 

🍲Leguminosas - O grão-de-bico, os diferentes feijões, ervilhas e lentilhas são muito ricos em zinco.

🧅🧄Cebola e alho -  A cebola e o alho são ricos em compostos sulfurados como a alicina que confere o seu odor característico. Têm efeito antioxidante e antimicrobiano. Idealmente, devem ser consumidos crus.

Faz por ti. Faz pela Terra. 🌈

Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Sara Lopes de Sousa
Sara Lopes de Sousa
Nutricionista · 0811N
Parei para pensar como posso fazer melhor, ser melhor hoje e amanhã.
Contactar