No dia 16 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação.
O tema proposto pela FAO (Organização para a Alimentação e Agricultura) para este ano é “Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores”.
A ligação entre a alimentação saudável e o alimentação sustentável está cada vez mais ligada e ganha uma importância relevante no contexto atual. De facto, as escolhas alimentares que fazemos diariamente têm impactos que vão muito além da nossa saúde individual. O que consumimos afeta o nosso bem-estar físico e mental, mas também a saúde do planeta.
Ter uma alimentação de base mais vegetal irá reduzir o impacto ambiental da nossa alimentação. Os hortícolas, as frutas e as leguminosas são alimentos com um impacto ambiental menor quando comparados com a carne, peixe e ovos.
Os alimentos locais têm um menor impacto ambiental pois percorrem uma menor distância até chegarem até nós.
Comer de acordo com as estações do ano é uma forma de garantir a diversidade alimentar, contribuindo também para a segurança e sustentabilidade alimentar. Os alimentos sazonais são mais saborosos por serem cultivados na época do ano mais favorável ao seu desenvolvimento, o que permite que sejam colhidos no seu ponto ideal, sendo por isso mais nutritivos e benéficos para a saúde.
Os produtos processados, por norma, são mais ricos em sal e gordura de adição, tendo uma composição nutricional menos equilibrada.
Faz por Ti. Faz pela Terra.