Blog deSara Lopes de Sousa

Nutricionista · 0811N

Parei para pensar como posso fazer melhor, ser melhor hoje e amanhã.

Contactar

Economia circular. A inteligência da natureza no que consumimos.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

A economia Linear baseia-se na exploração de recursos (minerais, hídricos, petróleo, solo) que são transformados em produtos que são consumidos e rapidamente descartados, partindo do pressuposto da disponibilidade infinita de recursos. Um exemplo da economia Linear é o caso dos tabuleiros de plástico ou esferovite que embalam frutas ou legumes ou os seus sacos de transporte, que têm um tempo de vida útil muito curto, que se transformam rapidamente em lixo. Outro exemplo, os eletrodomésticos que não foram concebidos para uma fácil reparação.

Este modelo Linear é cada vez mais insustentável. A economia Circular é a melhor solução. Por exemplo, criar produtos e serviços que permitam o menor consumo de materiais e de vida longa e reduzir o desperdício. A economia Circular maximiza a recirculação de produtos, minimiza a produção e procura preservar o valor dos produtos o máximo tempo possível, permitindo a regeneração dos ecossistemas naturais. O processo de compostagem é um bom exemplo da economia circular.

A transição para um modelo Circular é fundamental e é da responsabilidade de todos. Antes de comprar, é importante refletir na real necessidade do produto, na importância de comprar o artigo novo e ponderar a possibilidade de comprar em segunda mão, alugar ou pedir emprestado.


Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Sara Lopes de Sousa
Sara Lopes de Sousa
Nutricionista · 0811N
Parei para pensar como posso fazer melhor, ser melhor hoje e amanhã.
Contactar