Os oceanos ocupam 71% da superfície terrestre, e são fundamentais para a vida na Terra, proporcionando alimento, vias de comunicação e atividades de lazer.
Apesar de referirmos 5 oceanos: Atlântico, Pacífico, Índico, Glacial Ártico e Glacial Antártico, não existem barreiras que separem estes oceanos. Este facto foi comprovado pela primeira viagem de circum-navegação, iniciada em 1517 pelo navegador Fernão de Magalhães, que faleceu antes da conclusão da viagem, em 1522.
Estima-se que cerca de um terço do dióxido de carbono de origem antropogénica seja absorvido pelos oceanos, contribuindo para mitigar os efeitos das alterações climáticas. No entanto, o aumento do dióxido de carbono nos oceanos contribui para a acidificação da água que, por sua vez, dificulta a formação das estruturas de que são feitas as conchas e os corais, levando à perda de biodiversidade.
A exploração intensa dos recursos marinhos e a poluição (física e química), sobretudo devido às grandes quantidades de plástico que constituem o lixo marinho, são fatores que contribuem para a deterioração dos oceanos.
Sabia que mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano em todo o mundo e metade desta produção corresponde a plásticos que são usados apenas uma vez? Menos de 10% de todo o plástico produzido é reciclado e estima-se que 19 a 23 milhões de toneladas de plástico acabem anualmente nos ecossistemas aquáticos.