A 1ª Consulta de Nutrição permite a recolha de informação relativa a:
- Estado nutricional
- Hábitos alimentares
- Motivos da consulta e objetivos a curto e longo prazo
- Necessidades nutricionais específicas para a intervenção
Nesse sentido, o Nutricionista desenha a intervenção nutricional mais adequada face a estas variáveis. Pode ser:
- um plano alimentar completamente detalhado (horas, alimentos, porções)
ou - uma estratégia de aconselhamento específica (não é um plano alimentar completo)
O plano alimentar tem informações muito específicas relativamente a:
- Alimentos (escolhas mais ou menos específicas consoante o caso) - não tem de nem deve incluir marcas mas sim o "tipo" ou categoria do alimento
- Porções (em quantidade e em porções) - a quantificação do alimento é DETERMINANTE
- Horários - não tem de ser cumprido ao minuto mas sim uma referência no dia alimentar do indivíduo
Nas consultas de seguimento é feita uma avaliação do estado nutricional e do progresso assim como da adesão ao plano e são feitas as mudanças necessárias (e se necessárias) do ponto de vista quantitativo e introdução de variedade.
O plano não vai mudar do 8 para o 80 entre consultas, quanto mais consistente for nos hábitos, nas rotinas e nas escolhas, melhores resultados vai ter e isso é difícil se está sempre a mudar rotinas. O que normalmente muda?
- As porções, em função do seu progresso
- A introdução de opções diferentes face aos seus desafios em cumprir o plano, por exemplo se mudou os seus horários
Um plano não é uma dieta, não deve encarar como tal e por isso "parar porque agora não está a fazer as coisas". O plano alimentar base pode e DEVE ser seguido mesmo quando deixa de ter acompanhamento. Não vai estragar o seu carro só porque não vai à oficina...
O acompanhamento é essencial para que possa fazer cada vez melhor, face a novos desafios, aperfeiçoar as variáveis (suplementos, escolhas específicas, periodização) e claro, quando quer aprender porque pode esclarecer as suas dúvidas. Mas se não pode investir, pelo menos faça a sua parte: mantenha os bons hábitos aprendidos até então.
Como qualquer nutricionista trabalho com base na evidência científica. Ainda que as pessoas não sejam artigos científicos, é necessário ter em conta que esta é uma premissa essencial num trabalho sério. Saúde não é negócio!