Blog deFilipa Vicente

Nutricionista · 1369N

Eat, live, perform, sleep, repeat

"Macros"

domingo, 04 de dezembro de 2022

O termo refere-se aos 3 macronutrientes: proteína, hidratos de carbono e lípidos. Vamos conhecer um pouco melhor cada um deles: 


1) Hidratos de carbono - são a nossa principal fonte de energia quer a nível muscular quer para manter a vida. O nosso cérebro usa glucose como fonte de energia e tem uma reserva escassa por isso a ingestão de hidratos de carbono deve ser suficiente para suprir uma boa performance física mas também cognitiva. 


Encontramos diferentes tipos de hidratos de carbono na alimentação: 

- "Simples" - di e monossacáridos: fruta, leite e seus derivados

- "Complexos" - como o amido que encontramos nos cereais, seus derivados e tubérculos 


2) Proteína - o nutriente com a função construtora por excelência por isso é importante na recuperação e reparação. Não armazenamos como fonte de energia nem tão pouco para ganhar massa muscular. A ingestão proteica deve ser adequada ao indivíduo tendo em conta a idade, o estilo de vida, o objetivo e o próprio tipo de alimentação que segue. 

Encontramos:

- em fontes animais, proteína mais completa: carne, peixe, ovos, leite e seus derivados 

- em fontes vegetais: de baixo ou médio valor biológico - leguminosas, cereais pouco refinados, frutos secos gordos


3) Gordura ou lípidos - embora tenha maior valor energético por grama do que os outros dois, este macronutriente é sobretudo um regulador e protetor do organismo. E temos de vigiar a sua ingestão em quantidade e qualidade. 

Temos: 

- gorduras naturalmente presentes nos alimentos: gema de ovo, carne, peixe gordo, sementes, frutos secos gordos

- gorduras de adição: azeite, manteiga, creme para barrar, óleo de coco


Quando uma pessoa diz que faz "dieta flexível" ou "if it fits your macros" significa que gere a sua alimentação em valores que deram ou que calculou de energia (calorias), proteína, hidratos de carbono e gordura que tem de atingir sendo que 1g de hidratos de carbono tem 4kcal , 1g de proteína também tem 4kcal e 1g de lípidos tem 9kcal. Nas aplicações que se usam nestas "filosofias" como o myfitnesspal há vários alimentos comuns que pode escolher , pôr a quantidade e ver qual o valor de energia e macros que tem essa dose. 


Além dos macro, há que ter em conta os micronutrientes que embora não tenham valor energético têm inúmeras funções no corpo humano. São micronutrientes: as vitaminas, os minerais e os fitonutrientes. 


Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Filipa Vicente
Filipa Vicente
Nutricionista · 1369N
Eat, live, perform, sleep, repeat