Não me leve a mal mas a maior parte dos processos de acompanhamento falham por culpa da atitude do utente (pronto já vai parar de ler aqui).
A expetativa: uma relação a longo prazo!
A realidade:
- Na consulta: "vou seguir TUDO! À letra!!!! Tudo o que me puser aí eu faço. Sou uma pessoa muito disciplinada" . O Nutricionista manda o plano, uma estratégia base de abastecimentos e de carb load, deixa o whatsapp/mail à disposição para questões, responde às primeiras questões e vida que segue
- 1 semana depois: "Eh pa isto é muito limitado, não estou a conseguir fazer X ou Y... mas pronto, também não deve ser importante, vai-se fazendo"
A/O nutricionista manda mensagem e "Já respondo, agora também não tenho coragem de dizer a borrada que fiz este fim de semana...vou-me portar bem 1 semana e depois dou feedback"
- 3 semanas depois (ainda sem responder à mensagem nº1) em conversa com os amigos: Eh pa eu faço as coisas assim mais ou menos, aquele plano também não era bem ajustado para mim... já sei mais ou menos como é que o meu corpo funciona por isso não preciso de nutricionista (já agora nem de treinador...).
- 6 semanas A/O nutricionista manda mensagem a pedir feedback e propõe consulta para avaliar os resultados e as necessidades de ajuste no plano, ZERO resposta (na sua ideia respondeu: eu depois marco, mas a/o nutricionista ficou no vácuo, levou ghost)
- 8 a 16 semanas depois levou com o homem do maço numa prova, diz que o seu plano não funciona e ou procura outro nutricionista e fala mal do anterior (que nem faz ideia da prova em que esteve por esta altura) ou diz que os nutricionistas são todos iguais.
SIM, os nutricionistas são de facto todos iguais, trabalham com base em evidência científica, não fazem milagres, não podem fazer tudo numa consulta.
Os utentes é que são todos diferentes! Cada um precisa dos seus ajustes, cada um tem a sua personalidade e as suas próprias expetativas. Mas se não comunicar, ainda não faz parte do equipamento obrigatório de nutricionista a bola de cristal ou cartas de tarot....