A fruta da época é maravilhosa! Permite-nos variar ao longo das estações do ano, e quando é a época dela é que está mais saborosa e com mais riqueza nutricional!
As de outono não fogem à regra, mas algumas são realmente açucaradas! Uma “porção” de figos, uvas ou dióspiros corresponde a cerca de 50g!!! Para quem gosta não é fácil, mas como já sabemos, não convém exagerar nas doses de frutas!
Meia dúzia de uvas são 50g! Figos dará no máximo 2! Qualquer dióspiro, normalmente, tem bem mais do que 50g!
Mas então não pode comer?
Claro que sim, pode e deve, falando especificamente nos dióspiros, são uma excelente fonte de carotenos e de outras vitaminas… Mas também pode e deve adotar algumas estratégias, como por exemplo:
- À sobremesa dividi-lo com mais 1 ou 2 pessoas;
- Comer só metade e deixar a outra parte para o lanche (fica tão bem com iogurte e aveia);
- Quando come um pouco mais do que seria a “porção” compensar com menor quantidade de outros alimentos (por exemplo no lanche colocar menos aveia ou comer menos pão…);
- Aproveitar que é a época deles e ir comendo… mas também não é preciso ser todos os dias!
As uvas, tiramos 8 a 10 baguinhos e guardamos as restantes (nada de andar a petiscar uma uva de cada vez que se passa na fruteira)!
Figos são 2 de cada vez (nem que escolha figos mais do que uma vez no mesmo dia), mas de cada vez que come são mesmo 2, não convém ir para baixo da figueira e ir comendo… Ou ir comendo da taça que o vizinho deu e só parar quando acabar!!
E as castanhas?!? Quentinhas e boas que começam por aí a aparecer!...
Mais uma fruta de outono, que normalmente quem gosta perde-se!
Pode-se comer?
Claro, com conta, peso e medida!
Têm vitaminas, minerais e alguma fibra… E têm também quantidade considerável de hidratos de carbono, que as torna calóricas! 100g de castanhas (que são 6 ou 7 castanhas) têm cerca de 190kcal. (Para comparar 1 pão tem cerca de 140kcal)
Então como é que come castanhas sem “a coisa descambar”?
Compense! Quando come castanhas “corte” no arroz, massa, batatas, pão. Se exagerar muito na quantidade corte em mais alguma coisa (por exemplo jantar só sopa + castanhas… e uma vez não é vez).
Nota: Se tiver muitas castanhas nesta altura aproveite para congelar depois de assadas ou cozidas e vá usando nos cozinhados (assados, estufados) nos próximos tempos. É uma forma de enriquecer e tornar diferentes as refeições, com as devidas compensações claro (por exemplo em vez de batata)!
E ainda vêm os marmelos, que dão origem aqueles deliciosos e açucarados doces, compotas e marmelada! E que deve efetivamente controlar o consumo!
Ai Outono! Bem-vindo! Que seja doce e saboroso… Há que aproveitar a fruta que nos oferece com um controlo flexível.