Blog deIsabel Catarina Teixeira

Nutricionista · 0711N

Nutricionista com formação e experiência na área clínica e materno-infantil.

Produtos processados

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Por vezes tem-se a ideia de que os alimentos naturais é que são bons/saudáveis; e que se é alguma coisa processada/que vem da indústria já não se deve comer! Não é bem assim!

A indústria alimentar tem imenso valor e utilidade e traz-nos muitas vantagens, como por exemplo: permite estender o período de consumo do alimento com segurança; preservar e fortificar nutrientes; dar variedade e conveniência.

No entanto, é necessário saber escolher bem os alimentos que compra, apenas precisa estar atento para fazer boas escolhas.

Há logo à partida alguns alimentos processados que digo que, de uma maneira geral, vale muito a pena utilizar, como por exemplo:

- PEIXE ultracongelado (é congelado logo em alto-mar e por isso mantém as propriedades nutricionais provavelmente melhor do que o peixe “supostamente” fresco, que não sabemos há quanto tempo está de lado para lado até chegar à nossa casa…);

- LEGUMES congelados (é a mesma coisa que o peixe… atenção compre legumes simples, nada de esparregados ou salteados). Frutas congeladas por vezes também se conseguem algumas variedades (ex.: frutos vermelhos) bem mais baratos que frescos e com excelente qualidade nutricional;

- Conservas sem gordura (ex.: ATUM AO NATURAL – em água).

Já para não falar da vantagem da segurança alimentar daqueles que, para a maioria de nós, já nos são tão habituais que nem nos lembramos que são processados (como por exemplo leite ou iogurte) – não esquecer de escolher sempre magros, tanto o iogurte como o leite (sim, deve ser sempre magro nem que não tenha colesterol alto ou mesmo que não queira emagrecer!)

Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Isabel Catarina Teixeira
Isabel Catarina Teixeira
Nutricionista · 0711N
Nutricionista com formação e experiência na área clínica e materno-infantil.