A fruta não tem toda a mesma composição nutricional!
Pode-se recomendar, em média, 160g de fruta, no entanto para corresponder a uma porção, a dose de cada fruta varia um pouco, em função do teor dos nutrientes (essencialmente do açúcar). Aqui ficam alguns exemplos de frutas e o peso a que corresponde uma porção.
- 100g (aproximadamente o tamanho de uma bola de ténis) de maçã ou pêra ou laranja ou tangerina ou ameixa ou pêssego ou alperce ou ananás ou kiwi ou cereja ou manga ou papaia ou romã ou mamão;
- 200g de melão, melancia (2 fatias médias), morangos (12) ou maracujá ou amora ou mirtilo;
- 50g de banana (pequena do tipo da madeira), uvas (8 a 10 bagos), anona, dióspiro, figo.
Não tem que pesar necessariamente toda a fruta que come, mas acho muito interessante pesar algumas. De certeza que vai ficar surpreendido: basta a maçã ser maior que já corresponde praticamente ao dobro da dose (algumas pesam quase 200g)! E banana com 50g? É tão difícil encontrar... E comer só 50g daquelas uvas grandes (só 4 ou 5?!!)
Atenção que a fruta desidratada (figos, uvas passas, ameixas secas, etc.) tem um teor muito superior de açúcar por 100g e isso deve ser considerado quando as ingere ou usa em receitas, por exemplo para adoçar bolos.
Atenção também aos frutos gordos (nozes, amêndoas, amendoins, avelãs, cajus, etc.) pois são ricos em gordura e, por isso, bem mais calóricos.
Prefira a fruta da época, com a devida moderação e variedade!