As fibras alimentares são provenientes de alimentos de origem vegetal, a sua ingestão adequada e equilibrada é essencial para o normal funcionamento do sistema digestivo.
Para quem tem obstipação ou funcionamento intestinal desregulado é “OBRIGATÓRIO” ingerir tanto os alimentos que fornecem fibra solúvel como insolúvel diariamente! Quem não tem também deve ter esta preocupação não só para manter um bom funcionamento intestinal mas também para o bem da saúde em geral!
Principais fontes de fibra solúvel: frutas, hortícolas e leguminosas, aveia e centeio... São resistentes à digestão e por isso atrasam a digestão gástrica; são fermentadas pela microbiota intestinal, fornecendo portanto energia à microbiota do cólon.
Principais fontes de fibras insolúveis – hortaliças, cereais integrais e derivados (pão escuro, massa e arroz integrais, etc). Proporcionam o aumento do volume (bolo fecal) e fluidez das fezes e motilidade intestinal.
E tudo isto com uma ingestão adequada de ÁGUA, claro! Que é outra peça chave, a par do exercício físico, para a saúde do intestino (e cada vez mais se dá importância ao intestino como um órgão fundamental para a nossa saúde, por isso tratem-no bem).