Receitas deIsabel Catarina Teixeira

Nutricionista · 0711N

Nutricionista com formação e experiência na área clínica e materno-infantil.

Guacamole / Pasta de abacate

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022
timer
Tempo total
10 minutos
watch_later
Tempo de preparação
10 minutos
Ingredientes
ou1 unidade de abacate (311 g)
ou1 unidade de limão (93 g)ou1 unidade (5,5 cm de diâmetro) de lima (60 g)
ou1 unidade, tipo coração de tomate cru (214 g)
ou1/2 unidade, vermelha de pimento cru (116 g)
ou1/2 unidade, com casca de cebola crua (106 g)
ou1 colher de sopa de azeite (7 g)
Preparação
1.
Corte o abacate ao meio e retire a semente. Com a ajuda de uma colher, retire a polpa do abacate. (Dica: coloque a colher junto da casca e vá rodando o fruto.)
2.
Esmague o abacate com a ajuda de um garfo. Junte o tomate, a cebola e o pimento picados. Pode também acrescentar coentros picados a gosto.
3.
Misture tudo. Por fim, regue com azeite e tempere com pimenta preta a gosto. Adicione o sumo do limão ou da lima.
4.
Algumas considerações importantes: O abacate tem cerca de 10% de gordura e por isso é um pouco mais calórico do que a maioria das frutas, ou seja deve-se comer com moderação (não é preciso comer todos os dias, ou incluí-lo em muitas as receitas, certo?) Acompanhamento – tratando-se da pasta/guacamole, normalmente fora de casa é servido com aqueles “doritos”/tiras de milho, etc. Sim, é delicioso… Mas evite! Use tostas (se for num lanche) ou então palitos de pepino, cenoura (para não exagerar na quantidade de tostas ou no caso de ser para entrada/aperitivo)… Esta pasta serve também para barrar sandes (por ex., ovo + pasta de abacate + alface)… Outras receitas – há mousses de chocolate “fingidas” em que se utiliza o abacate com cacau, que são receitas mais saudáveis do que as mousses tradicionais, no entanto, tenham em atenção que se as fizer, pela composição do próprio abacate (e em algumas dessas receitas também pelos outros ingredientes) são na mesma muito calóricas… Por isso, essas receitas devem ser consideradas na mesma uma guloseima ;)
Informação nutricional
Por 100 g% DR
Energia64 kcal3 %
Proteína1 g2 %
H. Carbono3 g1 %
Açúcares3 g3 %
Gordura5 g7 %
Gorduras saturadas1 g5 %
Fibra alimentar2 g8 %
Sódio11 mg0 %
Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Isabel Catarina Teixeira
Isabel Catarina Teixeira
Nutricionista · 0711N
Nutricionista com formação e experiência na área clínica e materno-infantil.