Blog deJoana Castro

Nutricionista · 3270N

Ajudo a construir o caminho para atingir os seus objetivos

Novo Artigo

quarta-feira, 05 de agosto de 2020

A menopausa é um processo biológico natural, que preocupa muitas mulheres devido às alterações corporais e orgânicas que provoca.

Ocorre quando a menstruação cessa 12 meses seguidos que se caracteriza pelo fim do período fértil, quando os ovários deixam de produzir estrogénio e progesterona.

Esta fase pode ocorrer entre os 40 e os 60 anos, dependendo de fatores genéticos e do estilo de vida.

Tal como em todas as fases da vida é importante realizar uma alimentação equilibrada e variada.

Na menopausa, ocorre a redução da produção de estrogénios, que para além de atuarem no sistema reprodutor também apresentam outras funções. Influenciam a distribuição da gordura corporal, atuam no metabolismo lipídico, ajudam a evitar a perda de cálcio nos ossos, estimulação produção de colagénio, etc.

Deste modo, o défice de estrogénios acarreta algumas repercussões, osteoporose, excesso de peso, desequilíbrio lipídico alteração da distribuição da gordura corporal, com maior acumulação na zona abdominal e défice de colagénio nos tecidos, cartilagens e articulações.

Nesta fase, é importante reaprender a comer, uma vez que o metabolismo tende a abrandar e consequentemente as necessidades energéticas diminuem. Podendo tornar excessiva a alimentação praticada até então.

Paralelamente, esta fase da vida da mulher acarreta necessidades especiais de alguns nutrientes. Deve ser privilegiado o consumo de alimentos ricos em cálcio, vitamina D, zinco e magnésio.

Para ajudar a reduzir os sintomas desagradáveis desta fase, existem alimentos que contem isoflavonas, compostos naturais que imitam os estrogénios (são alguns exemplos: inhame, rebentos de alfafa, linhaça, grão, favas…)

A nutrição, a partir desta fase do ciclo de vida, adquire um papel especialmente importante na prevenção dos sinais de envelhecimento. Assim, uma alimentação rica em antioxidantes, favorece o bem-estar físico e pode atrasar o aparecimento dos sinais exteriores de envelhecimento.

Também a água é fundamental, pois o cabelo, mucosas, pele ficam mais secas, deve realizar um consumo hídrico adequado de pelo menos 1,5 litros diários.

Não descorando a importância da atividade física, a fim de combater o abrandamento do metabolismo, a acumulação de gordura abdominal e a flacidez dos tecidos.

Não é estranho se notar um aumento de peso a partir desta idade, flacidez corporal, celulite, acumulação de gordura na zona superior do corpo e zona abdominal, aparecimento de sinais de envelhecimento na pele. Procure ajuda de profissionais.

Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Joana Castro
Joana Castro
Nutricionista · 3270N
Ajudo a construir o caminho para atingir os seus objetivos