Sabia que a desidratação pode contribuir para diversos problemas de saúde? De facto, pode associar-se a problemas de cognição, de digestão e disfunções ao nível da pele, dos rins e até mesmo do coração.
A hidratação adequada é sem dúvida fundamental para a otimização do estado de saúde e, para tal, deve dar prioridade à ingestão de água. Em média, um adulto saudável deve ingerir 1,5 a 2L de água por dia.
Contudo, ao longo do dia, a ingestão hídrica pode e deve ser complementada, nomeadamente pelo consumo de:
- Alimentos ricos em água, como é o caso da sopa de legumes (que fornece ainda outros benefícios do ponto de vista nutricional) mas também de uma variedade de frutas e legumes por si só;
- Chás e infusões (sem adição de açúcar);
- Águas aromatizadas (idealmente preparadas em casa, por exemplo, apenas com limão e hortelã);
- Água de coco (pode ser interessante especialmente quando há uma prática de atividade física mais intensa, uma vez que, contribui para repor alguns eletrólitos como o potássio, sódio e cloreto - que se perdem também com a perda de fluídos).
De facto, as necessidades hídricas variam de acordo com vários fatores e, a atividade física é um dele. Quanto mais água perdemos através da transpiração, mais precisamos de repor, seja pela prática de exercício físico ou simplesmente de um clima mais quente.
Se precisa de melhorar a sua hidratação, comece por tentar atingir o consumo de 1,5L de água por dia e vá aumentando consoante a necessidade e recomendação do seu nutricionista - que pode ajudar com algumas dicas práticas para facilitar este processo!