1 - Aumenta o consumo de frutas e legumes
Segundo a Organização Mundial de Saúde, devemos consumir pelo menos 400g de frutas e vegetais por dia (o equivalente a cinco porções), contribuindo para a redução do risco de desenvolvimento de doenças crónicas não transmissíveis (como diabetes e doenças cardiovasculares).
2 - Aumenta a ingestão de água
A água é essencial para o normal funcionamento do nosso organismo, contribuindo também para a sensação de saciedade. Em média, um adulto saudável deverá ingerir entre 1,5 a 2L de água diariamente.
3 - Reduz a ingestão de alimentos ultraprocessados
Este tipo de alimentos é, por norma, associado a um perfil nutricional menos atrativo – com maior teor de sal, açúcar e gordura saturada e trans. Devemos procurar "descascar mais e desempacotar menos".
4 - Reduz o consumo de sal
Em Portugal, o consumo de sal é em média superior ao recomendado pela OMS (5g/dia), o que pode trazer diversas consequências - desde uma maior retenção de líquidos até condições como a hipertensão. Experimenta utilizar mais especiarias e ervas aromáticas, por forma a reduzir o teor de sal das tuas refeições.
5 - Mastiga devagar e desfruta das tuas refeições
A digestão inicia-se na boca e por isso mastigar os alimentos com calma torna-se importante, não só para melhorar a digestão, como também para contribuir para a sensação de saciedade. Adicionalmente, as refeições devem ser mais do que a simples ingestão de alimentos, seja pela componente social ou pela simples apreciação do prato que temos à frente, devemos procurar desfrutá-las.