Originário da China, ele se espalhou pelo mundo e hoje compõe pratos dos mais diversos tipos. Com seu sabor neutro, é um ingrediente extremamente versátil, podendo ser utilizado em preparos salgados ou doces, firmes ou cremosos, para todas as ocasiões.
Por ser uma ótima fonte de proteína vegetal, o tofu também é amplamente usado nas culinárias vegetariana e vegana. Outros benefícios incluem a presença de vitaminas e minerais, como cálcio, ferro e zinco.
Ingredientes
ou360 gramas de soja em grão
ou8 xícaras de chá de bebida, água de torneira (1896 g)
ou1 unidade de suco de limão, cru (48 g)ou5 colheres de sopa de vinagre de maçã orgânico Mundo Verde Seleção (50 g)ou5 colheres de sopa de vinagre de maçã orgânico Mundo Verde Seleção (50 g)
Modo de preparo
1.
1) Começamos com o preparo da soja fazendo o remolho dos grãos. Esse processo hidrata os grãos, deixando-os macios e prontos para a próxima etapa. Além disso, como a soja é uma leguminosa, o remolho ajuda a eliminar antinutrientes, facilitando a digestão e aumentando a absorção dos nutrientes.
2) Após o remolho, escorra e descarte a água, lave os grãos de soja e transfira-os para o liquidificador. Adicione água filtrada nova e bata bem por alguns minutos, até que não restem pedaços grandes de soja. Se necessário, repita esse processo em mais de uma etapa, respeitando o limite de volume do seu liquidificador.
3) Coe o leite com um coador de voal, espremendo bem para extrair todo o líquido. O resíduo (polpa) pode ser reaproveitado em várias receitas.
4) Transfira o leite para uma panela grande e cozinhe em fogo médio-alto até ferver, mexendo ocasionalmente para evitar que grude no fundo e transborde da panela. É normal formar bastante espuma durante a fervura, que pode ser retirada, se preferir. Quando ferver, reduza o fogo e cozinhe por mais 10 a 15 minutos para suavizar o sabor da soja.
5) Após o cozimento do leite, desligue o fogo e espere de 2 a 3 minutos. Esse tempo é necessário para que o leite esfrie ligeiramente e atinja uma temperatura próxima de 80°C. Com o fogão desligado, adicione aos poucos vinagre ou suco de limão, que servirão como coagulantes, e misture suavemente. Isso fará o leite de soja talhar.
6) Deixe a mistura descansar por alguns minutos, até que o leite esteja claramente coalhado. Você verá os grumos se formando, e o líquido se tornará translúcido, com um tom amarelado, não mais turvo.
7) Usando o coador de voal ou um pano limpo, coe para retirar o soro (líquido amarelado).
7.1) Se desejar um tofu mais macio, deixe-o drenar por alguns minutos até atingir o ponto desejado. Dessa forma, ele ficará ideal para ser utilizado em receitas como tofu mexido cremoso, smoothie de chocolate e tofu, e maionese de tofu.
8) Independentemente da textura desejada, depois de atingir o ponto de sua preferência, desenforme o tofu e transfira-o para um recipiente com água gelada. Deixe de molho por cerca de 1 hora. Esse processo ajuda a firmar melhor a textura e a remover qualquer amargor ou acidez residual causado pelo coagulante. Após esse tempo, escorra a água.
7.2) Se desejar um tofu mais macio, deixe-o drenar por alguns minutos até atingir o ponto desejado. Dessa forma, ele ficará ideal para ser utilizado em receitas como tofu mexido cremoso, smoothie de chocolate e tofu, e maionese de tofu.