Blog deCatarina Trindade

Nutricionista · 3357N

A educação alimentar é estratégia ideal para um estilo de vida saudável.

Menus Infantis: Saudáveis ou não?

segunda-feira, 23 de maio de 2022

Ora bem, em relação aos menus infantis dos restaurantes e afins! Deixem-me dizer-vos que este é um artigo de opinião, como nutricionista e não baseado na evidência cientifica. Apenas um artigo para vos falar daquilo que eu penso!

Para começar, deixem-me lembrar-vos que não sou nada fundamentalista, mas gosto de pensar e conversar sobre estes temas. Lancei esta questão nas redes sociais: "Será que os menus infantis devem ser constituídos apenas por nuggets, batatas fritas, pizza, hamburger, gelados... ou deveriam ter uma oferta mais equilibrada?"

As respostas foram variadas (como sempre!) e se temos famílias que veem a ida ao restaurante como uma oportunidade para que as crianças comam algo mais guloso, temos também as famílias que procuram opções mais equilibradas também nos restaurantes. Mas então, aqui vai a minha opinião.

A partir de determinada idade (podem ser os 12 meses, antes ou depois, depende de cada família) acho que em quase todos os restaurantes as crianças podem comer o que os pais comem, com uma ou outra adaptação, caso seja necessário.

Também acho que não tem que ser no restaurante que as crianças comem peixe cozido com legumes (podem claro, mas não tem que ser naquele dia que comem a comida mais saudável do mundo).

No entanto, penso que o menu infantil existe para os miúdos que por algum motivo não gostam da comida que os pais comem, ou esta não se adequa de todo, ou são mais seletivos, ou porque sim... também acho que é mais comum existir para as crianças mais novas. E por isso penso que podia ser pensado de outra forma (claro que há certamente sítios com menus muito equilibrados!).

Nada contra os nuggets, hambúrguers, douradinhos... e quando falo deste tema nem me refiro aos restaurantes de fast food, acho que uma pizza ou um hamburger podem perfeitamente fazer parte de uma alimentação equilibrada mas, acho que por exemplo, num restaurante "normal":

"Nuggets no forno com arroz de cenoura e salada de alface e tomate | inclui: sopa e fruta"

Seria igualmente aceite pelas crianças, e um bocadinho mais equilibrado do que nuggets com batatas fritas.

Para quem quer comer comida mais gulosa, pode pedir o prato normal.

E nada contra pedir uma sobremesa doce num restaurante (eu sou desse grupo 😅) mas mais uma vez podia pedir-se à parte.

Assim, o menu infantil estava "apto" para os miúdos mais pequenos que têm uma alimentação mais simples, ou para as famílias que mesmo fora de casa querem manter outro tipo de alimentação, e para quem quisesse uma opção mais gulosa tinha o menu "normal". E depois dependia de cada família escolher qual a opção que melhor se adequa. Sabendo sempre que EQUILÍBRIO é a palavra mais importante!

Outro local onde penso que esta oferta mais equilibrada faria sentido é nos restaurantes dos hóteis, para as famílias que passam 7 ou 15 dias num hotel, e fazem lá as refeições todas, pode ser complicado gerir esta oferta.

Também acho que os restaurantes podem pedir apoio a nutricionistas para ajudar neste tema, e outros, como alergias alimentares, intolerâncias, comida para bebés... mas isto, já sou eu a puxar a brasa à minha sardinha (restaurantes que nos leiam, o Todos P'ra Mesa presta esse tipo de consultoria).

Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Catarina Trindade
Catarina Trindade
Nutricionista · 3357N
A educação alimentar é estratégia ideal para um estilo de vida saudável.