“A VIDA É FEITA DE IMPREVISTOS. INSISTIR NO AUTOCUIDADO É TAREFA NOSSA. PORTANTO, INTRANSFERÍVEL”
Quantas vezes você desistiu de mudar um hábito por ter “falhado” em algum momento?
Imagino que várias vezes. AUTOCUIDADO REQUER INSISTÊNCIA.
É preciso ser realista. Não somos personagens das novelas de Manuel Carlos. O Morro dois Irmãos não está brilhando nas nossas janelas enquanto a Zilda prepara o nosso café da manhã (pelo menos, não na maioria das vezes). A vida é imprevisível. E quando os imprevistos acontecem, o AUTOCUIDADO é uma das primeiras coisas que colocamos em segundo plano, terceiro ou até tiramos do nosso planejamento. Ao invés de RETOMÁ-lo, “chutamos o balde”. AUTOCUIDADO é trabalho e requer insistência.
O nosso lado crítico GRITA: ou eu faço perfeito ou eu não faço. O ideal ou nada.
O perfeito, o ideal, na maioria das vezes não existe. O que de fato existe é: entender o que é importante para você, aquilo que o nosso eu do presente e do futuro irá colher. Por fim, planejar, criar rotas, e se necessário, refazê-las. Mas o principal é: ser realista, retomar e insistir no autocuidado.
Sabe aquelas duas porções de frutas que você quer inserir no seu dia a dia? a mágica não vai acontecer. Será necessário ir na feira, higienizá-la, cortar se necessário deixar visível na geladeira. E os dois litros de água que você colocou como meta? Talvez a garrafinha vai precisar ficar à disposição, um alarme no celular ou até saborizá-la.
O que eu quero dizer é: AUTOCUIDADO REQUER INSISTÊNCIA E PLANEJAMENTO.
VOCÊ só está procrastinando porque é para VOCÊ.
Se coloque como prioridade na sua agenda!
Inspirado no podcast: Para dar nome às coisas. Episódio 252 – Autocuidado é insistência.