A redução no consumo de produtos de origem animal tem crescido e essa redução traz benefícios a saúde, como diversos estudos já provaram, quando a alimentação é balanceada e saudável. Para isso, as substituições devem ser feitas de forma correta, então o intuito deste artigo é orientar quanto a essa susbtituição.
Então, se você é vegetariano, vegano ou quer reduzir o consumo de proteína animal, anote aí algumas dicas de fontes vegetais protéicas:
As leguminosas, como feijão, grão de bico, ervilha, soja e lentilha são excelentes fontes de proteínas, além de conter outros nutrientes, como ferro, cálcio, potássio e fibras.
Uma das combinações mais incríveis em termos de proteína é o prato base do brasileiro, o arroz e feijão! Os dois são ricos em aminoácidos e o que falta em um, sobra no outro: enquanto o arroz é rico em metionina, o feijão possui a lisina.
O tofu, que é um derivado da soja, também é uma excelente fonte de proteína que pode ser usada de diversas formas: para fazer mexido, assado, grelhado...o que dá a diferença no gosto é o TEMPERO, já que o tofu tem um gosto neutro!
Hoje, já temos também as proteínas isoladas de arroz e ervilha, com sabores diversos e que são fontes para enriquecer ainda mais sua alimentação. Lembrando que se sua alimentação for balanceada, essa inclusão não é necessária!
Quer adequar sua alimentação vegetariana? Vamos agendar uma consulta! Será um prazer te ajudar!