Uma questão muito controversa é saber qual é a melhor dieta para emagrecimento, será uma dieta low-fat, pobre em gorduras ou uma dieta low-carb, pobre em hidratos de carbono ou mesmo uma dieta high proteín, rica em proteínas?
Costumo dizer aos clientes que a melhor dieta é sempre aquela que eles conseguem cumprir, por opções pessoais ou estilo de vida. Contudo é sempre importante que as dietas de emagrecimento sejam ricas em proteína, para minimizar a perda de massa isenta de gordura, para manter os níveis de saciedade e reduzir a fome. Além disso ajuda a reduzir a hipertensão arterial e diminuir o perímetro da cintura.
É importante referir que os estudos mostram que não há diferença estatisticamente significativa entra as dietas low-carb e as dietas low-fat no que diz respeito aos quilogramas de peso perdidos, mas verifica-se que a dieta low-carb é mais adequada para melhorar a saúde indivíduos com glicémicas elevadas, risco aumentado de sofrer doenças cardio-vasculares, maior resistência à insulina, baixo nível de Colesterol HDL e triglicerideos elevados. Já a dieta low-fat contribui para maior redução de massa isenta de gordura mas também reduz o colesterol LDL.
No momento de escolher qual a melhor estratégia a utilizar tenho sempre em consideração todos os fatores que possam levar o cliente a atingir os seus objetivos e a melhorar a saúde de uma forma fácil, eficaz e sustentável.