Blog deThais de Souza Borges

Nutricionista · 8810

Sou nutricionista apaixonada pela cura através dos alimentos!

Contatar

Por que mudar sua alimentação!?

segunda-feira, 07 de agosto de 2023

A mudança de hábitos alimentares pode servir para reduzir o apetite, acelerar o metabolismo, eliminar alimentos danosos, reduzir a ingestão calórica, acompanhar alguma restrição ligada a doenças, aumentar a energia para a execução de exercícios específicos, entre outros.

Ter uma dieta adequada e variada previne as deficiências nutricionais, favorece a saúde e protege contra as doenças infecciosas.

Mas porque é tão difícil mudar a alimentação? Mudar hábitos alimentares não é tão fácil e nem acontece do dia para a noite, porque não alteramos apenas o paladar e as preferências por outros alimentos: remodelamos os aspectos culturais, familiares e sociais, o estado emocional e psicológico, a rotina e o estilo de vida.

Diariamente, somos bombardeados por informações sobre doenças crônicas não transmissíveis e, para isso, basta assistir a programas de televisão, seguir pessoas nas redes sociais e buscar orientações de profissionais.

Para reforçar estes índices alarmantes, no Brasil já somos mais de 22 milhões de brasileiros obesos e ocupamos o quinto lugar no ranking mundial da obesidade. O que dizer sobre o aumento desenfreado de crianças e adolescentes acima do peso? Sem contar que mais de 24% da população brasileira tem hipertensão arterial. E pensar que a cada dois minutos morre uma pessoa de problemas cardíacos. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma em cada três mortes é causada por doenças cardíacas ou AVC (acidente vascular cerebral). As doenças crônicas são responsáveis por mais de 72% das causas de morte no Brasil. Parece até que nos acostumamos com estes números e nos educamos a tratar as enfermidades em vez de preveni-las.

O primeiro passo para mudar um hábito é compreendê-lo, saber lidar com recaídas, enfrentar as dificuldades e não perder o foco, pois estas mudanças podem ser decisivas para o seu futuro.  Portanto vamos MUDAR e evitar que a maioria das pessoas somente mudem os hábitos alimentares diante de diagnósticos de doenças crônicas ou outras enfermidades.

Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Thais de Souza Borges
Thais de Souza Borges
Nutricionista · 8810
Sou nutricionista apaixonada pela cura através dos alimentos!
Contatar