Dados da União Europeia, estima que 20% do total de alimentos produzidos são desperdiçados quando, 43 milhões de pessoas não conseguem assegurar 1 refeição de qualidade a cada 2 dias.
Mais de metade do desperdício alimentar (os tais 20% do total produzido) provém do desperdício em nossas casas!
Globalmente, 1/3 de todos os alimentos produzidos para a alimentação humana é perdido/desperdiçado.
O desperdício alimentar é elevado quer em países desenvolvidos, quer em países em desenvolvimento, contudo, nos primeiros, 40% do desperdício acontece no retalho e pelo consumidor, enquanto que nos últimos, 40% ocorre após a colheita e durante o processamento.
É certo que os governos e industria têm trabalho a desenvolver nesta matéria mas nós também temos essa responsabilidade. Que podemos fazer, enquanto consumidores?
✔️ Planear as refeições;
✔️ Fazer uma lista de compras e não ir às compras com fome;
✔️ Aproveitar as sobras de refeições anteriores;
✔️ Antes de deitar um bem alimentar fora novamente, aprenda a distinguir "Consumir antes de" e "Consumir de preferência antes de". A primeira refere-se ao limite máximo de consumo e a segunda à data de durabilidade mínima. Será que existem produtos sem prazo de validade? Sim; o açúcar, o sal e o vinagre são alguns exemplos.
✔️ Congele refeições, sobras destas ou produtos frescos em porções individuais. Aqui pode incluir-se as sobras de hortícolas que não são integralmente utilizados nas sopas, pão, queijo, fruta madura, etc.
✔️ Saiba o que tem em casa! Tire 5 min por semana para ver o que tem nos armários e frigorífico.
✔️ Siga a regra "first in, first out", ou seja, o que compra primeiro, deve ser também gasto primeiro.