A fibra dietética é a parte edível (comestível) de um alimento que não é digerida ou absorvida pelo intestino delgado e assim, passa intacta pelo intestino grosso. A fermentação da fibra no intestino grosso é o que lhe confere propriedades benéficas à saúde.
A fibra é caracterizada de acordo com a sua solubilidade; desta forma, temos a FIBRA SOLÚVEL e a FIBRA INSOLÚVEL. Ambos os tipos de fibra são encontrados nos alimentos em diferentes proporções.
📍 A primeira - fibra solúvel em água - atrasa a digestão gástrica. Quando falamos em fibra solúvel falamos em pectinas, goma guar e B-glicanos.
Que alimentos são ricos em fibra solúvel?
Apontem: aveia, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha), arroz integral, fruta, cenoura, brócolos, cevada, entre outros.
A segunda - fibra insolúvel em água - caracteriza-se por aumentar o volume das fezes. Falamos em componentes como celulose, hemicelulose e lignina que estão presentes principalmente em hortícolas. (Nota: em caso de diarreia, é de evitar ingerir sopa e outros legumes.)
Assim não é difícil perceber que os alimentos mais ricos em fibra insolúvel são as hortícolas e os cereais integrais (pão integral, farelo de trigo, entre outros).
Benefícios da fibra para a saúde:
‼️Diminuição do colesterol total e do LDL-colesterol.
A fibra tem impacto sobre o perfil de lípidos no sangue. O consumo de fibra solúvel, como na aveia ou farelo de arroz, contribui para a diminuição quer o colesterol total, que o LDL-colesterol.
‼️Controlo da glicemia.
O consumo de alimentos ricos em fibra solúvel atrasa a digestão dos hidratos de carbono, contribuindo para um aumento mais gradual da glicemia após a refeição. Pode ser uma ajuda interessante para o doente diabético.
‼️Prevenção de obstipação (neste campo, especial destaque para a fibra insolúvel e ingestão adequada de água); Controlo do apetite - especialmente importante para quem precisa perder peso ou manter o peso perdido.
🗣 Assim sendo, a mensagem final a reter é: aumentem o consumo de frutas e vegetais na vossa alimentação diária assim como pão, massa, arroz ou outros cereais integrais e leguminosas. Além da fibra estes aportam outros nutrientes igualmente importantes para a saúde!