Com certeza você já ouviu que o consumo de cerveja pode atrapalhar o emagrecimento, Mas será que a bebida é realmente a “vilã” da dieta?
Se você mantém uma dieta saudável e pratica atividade física regularmente, não é a cerveja do fim de semana que vai impedi-lo de perder peso, é possível equilibrar com a dieta e exercícios.
“Precisamos ter a noção de que uma lata (350ml) tem, mais ou menos, 150 calorias”. Então, é só multiplicar a quantidade de latinhas pela quantidade de calorias: se você ingerir dez latinhas em uma única ocasião, por exemplo, mandará para dentro aproximadamente 1500cal! “Isso sem contar o valor calórico dos petiscos que geralmente acompanham a cerveja.”
Uma dica importante é intercalar o consumo de cerveja com o de água. O hábito diminui o número de calorias ingeridas e evita ressaca do dia seguinte. Lembrando que o álcool, por ser diurético, pode causar desidratação se ingerido em excesso. Ou seja, mais um bom motivo para beber água sempre.
Consuma a cerveja de maneira lenta e estável para garantir moderação. O fígado leva cerca de uma hora para processar a bebida e, portanto, consumir álcool em um período inferior a 60 minutos fará com que o corpo a diminua sua capacidade de queimar gordura, e isso atrapalha o emagrecimento.
Antes ou durante a ingestão de cerveja procure consumir bastante proteína magra, como peito de frango, peixes e carnes sem gordura. Os alimentos ajudam a promover saciedade e controle dos níveis de álcool no sangue. Além disso, a proteína é eficaz na diminuição da taxa de absorção e no aumento da taxa de eliminação de álcool.
A dica, como sempre, é equilíbrio. Você não precisa deixar de beber socialmente, mas se quiser emagrecer, equilibre a saideira com muito exercício e uma alimentação saudável.