Blog deTatiana Fernandes

Nutricionista · 2458N

Alimentação saudável individualizada tanto na prevenção como tratamento doenças

As cerejas

quinta-feira, 16 de junho de 2022

As cerejas são um fruto típico da Cova da Beira e bastante apreciado no nosso país.

O seu sabor e o ótimo valor nutricional fazem com que seja uma sobremesa ideal para esta época. As cerejas por serem ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes fornecem inúmeros benefícios à saúde. Assim, deve fazer parte de uma alimentação diária saudável.

As cerejas mais negras, normalmente mais doces, contêm mais ferro, potássio e magnésio. No entanto, todas as variedades são fontes de vitamina C e flavonoides (antocianinas), substância com poder antioxidante, que fortalece o sistema imunitário e combate o envelhecimento. O nosso organismo não tem capacidade para sintetizar estes compostos fenólicos por isso têm de ser obtidos através da alimentação, na ingestão de frutos, especialmente as cerejas.

São um fruto rico em fibras desempenhando um papel fundamental na regulação do trânsito intestinal. A pectina, uma fibra solúvel presente neste fruto da época, ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue.

Pelo seu elevado poder saciante e por ser um fruto pouco calórico desempenha um papel importante no controlo do peso. No entanto, tal como todas as frutas, devem ser consumidas com moderação.

Quantas cerejas? Uma porção corresponde a cerca de 120 gramas, ou seja, 20 cerejas ou 10 pares. Mas atenção porque depende da espessura de cada cereja e as típicas da Cova da Beira são bem grandes!


Composição nutricional de uma porção de cerejas: 

73 Kcal

1gr de proteínas / 16gr de hidratos de carbono / 0,8gr de gordura / 1,9gr de fibras

7,2mg de vitamina C / 28,8µg de vitamina A

252mg de potássio / 18mg de fósforo / 16,8mg de cálcio

Tatiana Fernandes, 

Nutricionista 2458N

Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Tatiana Fernandes
Tatiana Fernandes
Nutricionista · 2458N
Alimentação saudável individualizada tanto na prevenção como tratamento doenças