Blog deTatiana Fernandes

Nutricionista · 2458N

Alimentação saudável individualizada tanto na prevenção como tratamento doenças

(Re)Começar o Ano Novo saudável após os excessos da época natalícia

segunda-feira, 03 de janeiro de 2022

O período que abrange o Natal e o fim de ano é habitualmente uma época de excessos alimentares pouco saudáveis levando a que muitas pessoas aumentem o seu peso. No entanto, é importante não compensar os exageros através de dietas muito restritivas e desequilibradas. Esqueça o “plano detox” que leu por aí...

O peso foi superior nos dias seguintes? É normal, mas não significa que tenha aumentado a gordura corporal. Na época natalícia o aumento do consumo de calorias proveniente de alimentos ricos em gordura, açúcar e sal promovem retenção hídrica refletindo-se no resultado do peso na balança.

Sentiu-se enfartado e tão inchado que até desbotoou o botão das calças? Também é normal porque consumiu alimentos que não está habituado a ingerir diariamente, tornando a digestão mais difícil e alterando os hábitos intestinais.

O ideal é voltar à rotina praticando uma alimentação saudável e exercício físico diariamente. Ambos ajudam o organismo a “voltar ao normal”.

Os hortofrutícolas, como a fruta e os vegetais, devem ser privilegiados nos dias após os excessos natalícios por serem ricos em fibras, água, vitaminas e minerais. Lembre-se da sopa de legumes!

Os peixes, as carnes brancas e as claras dos ovos são excelentes fontes proteicas com menor teor de gordura que contribuem o aumento da saciedade.

Não precisa de eliminar os hidratos de carbono, deve optar pelos mais complexos ou mais integrais, como a batata-doce, massas e arroz integrais e flocos de aveia.

Optar pelas boas gorduras, como o azeite, o abacate e frutos oleaginosos, mas sempre com moderação!

Diminua o consumo de sal e opte por temperar os alimentos com ervas aromáticas e especiarias.

Hidratar o melhor possível através de água e infusões não açucaradas. A hidratação adequada permite o bem-estar em geral, especialmente na melhoria dos sintomas mais frequentes após aqueles jantares de Natal, como enfartamento, inchaço abdominal e indisposição.

Com o início do novo ano estabeleça mudanças, no seu estilo de vida, que sejam realistas e fáceis de atingir.

A tradicional época dos excessos é no fim do ano. Assim, (re)comece este novo Ano com uma alimentação mais saudável sem necessidade de “planos detox”.


Tatiana Fernandes

Nutricionista, 2458N



Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Tatiana Fernandes
Tatiana Fernandes
Nutricionista · 2458N
Alimentação saudável individualizada tanto na prevenção como tratamento doenças