Blog deTatiana Fernandes

Nutricionista · 2458N

Alimentação saudável individualizada tanto na prevenção como tratamento doenças

Qual gelado posso comer?

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

O consumo de gelados será provavelmente o “pecado ou asneira” para quem pretende emagrecer, manter o peso ou simplesmente realizar uma alimentação saudável.

Todos eles são fontes de açúcar mas em termos calóricos há melhores opções do que outras.

O que os distingue? O teor de gordura.

Os gelados que contêm nata, bolacha, amendoim, amêndoa e chocolate na sua composição são mais calóricos porque apresentam teores elevados de gordura (além do açúcar que está presente em todos os gelados).

Boa notícia: existem gelados que do ponto de vista nutricional são interessantes.

Adjetivá-los como “interessantes” não significa que têm zero calorias e que podem ser consumidos à vontadinha. Gelados de leite são fonte de proteínas e vitaminas e minerais – vitaminas A, D e do complexo B, cálcio e fósforo. São exemplos, os velhos gelados “Epá”, “Perna de Pau”, “Super Maxi” e “Solero”.

Outros gelados e menos calóricos são os chamados de gelo, os “Calippo” e os sorvetes. Mas, a verdade seja dita, embora pouco calóricos são pouco mais do que água com açúcar.

Para os mais gulosos as versões mini podem ser úteis porque usufrui do sabor numa porção menor. No entanto, estas versões por norma são vendidas em pack de 6 unidades prontos para guardar no congelador lá em casa. Pois é, só é vantagem se não comer 2 ou 3 gelados mini por dia, e todos os dias. Moderação!

Para quem não consegue resistir o melhor é não os ter por perto e definir a periodicidade com que os consome, por exemplo ao domingo à tarde. Faz a asneira 1 vez por semana e deixa de fazer “asneirinhas” todos os dias.


Tatiana Fernandes

Nutricionista, CP 2458N



Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Tatiana Fernandes
Tatiana Fernandes
Nutricionista · 2458N
Alimentação saudável individualizada tanto na prevenção como tratamento doenças