TOP
Equação de Katch McArdle para profissionais de nutrição

Equação de Katch McArdle para profissionais de nutrição

O corpo utiliza energia constantemente para poder respirar, fazer circular o sangue e até para garantir o bom funcionamento do cérebro e as suas funções adjacentes. Estas utilizações de energia são consideradas o “metabolismo de repouso”, a taxa metabólica basal (TMB). Conhecer a TMB individual é essencial para saber quantas calorias devem ser ingeridas diariamente, por isso neste artigo vamos abordar a equação de Katch McArdle. 

A equação de Katch McArdle é uma equação preditiva para o gasto energético em repouso/basal em indivíduos saudáveis. Fique a saber tudo sobre ela no nosso artigo. 

A origem da equação de Katch McArdle

Frank I. Katch e William D. McArdle conduziram um estudo para avaliar a validade das equações de predição da composição corporal para homens e mulheres universitários. Mediram a densidade corporal, utilizando a técnica de submersão em água, e a composição corporal, usando a pesagem hidrostática. A gordura é mais leve do que osso e músculo, pelo que a sua densidade pode ser usada para calcular a percentagem de gordura corporal. E deste modo, chegar à equação preditiva.

O estudo foi feito em 136 homens e mulheres universitários de Queens College, Nova Iorque e foi publicado em 1975.

Os autores compararam os valores medidos com os valores previstos pelas equações de predição. Descobriram que as equações de predição eram mais precisas para homens do que para mulheres. O estudo concluiu que as equações de predição da composição corporal podem ser úteis para homens e mulheres universitários, mas é importante validar as equações em diferentes amostras antes de usá-las noutros estudos.

 

Sabia que…

… Ao realizarem o estudo, os investigadores tomaram ainda conhecimento de que a equação de predição baseada na circunferência da cintura era mais precisa para homens e a equação de predição baseada na circunferência do quadril era mais precisa para mulheres.

Quando é que devo usar a equação de Katch McArdle?

Esta equação é útil quando é necessário calcular a TMB em indivíduos jovens adultos saudáveis e quando se tem acesso aos valores de MIG. Não sendo necessário saber a idade, a altura ou o sexo. 

Esta é também uma equação validada para atletas, principalmente os que têm uma elevada MIG.

O que a distingue das restantes equações preditivas do gasto energético basal?

Esta equação tem em conta a massa corporal magra de um indivíduo (massa isenta de gordura: MIG), enquanto que a maioria das restantes equações considera apenas o peso corporal, a altura, a idade e o sexo. 

Isto é importante porque a MIG é um melhor indicador da taxa metabólica de um indivíduo do que o peso corporal total, uma vez que o tecido muscular é metabolicamente mais ativo do que o tecido adiposo. Portanto, a equação de Katch-McArdle é considerada mais precisa para indivíduos com baixas percentagens de gordura corporal ou altas quantidades de massa muscular, como é o exemplo dos desportistas.

Quando utilizar esta equação? 

Indicada para pacientes que pratiquem exercicio, com o intervalo de idades dos 17 aos 24. Não diferencia entre sexo nem etnias, nem idades. 

Como calcular a TMB?

-Calcular a massa isenta de gordura (MIG)

Ao peso corporal, subtrair a gordura corporal. É importante saber a quantidade de gordura, uma vez que o músculo requer mais energia do que a gordura corporal para funcionar corretamente.

(1 - 0.%MG) x Kg peso = MIG

Ex.: 75 kg e 28% massa gorda (MG)

(1-0,28) x 75 = 54 kg de MIG

-Equação de Katch Mcardle

370 + (9,82 x MIG)

Ex.: 370 + (9,82 x 54) = 900,28 TMB

-Multiplicar pelo grau de atividade

Sedentário - TMB X 1,2 (pouco ou nenhum exercício físico, trabalho de secretária)

Ligeiramente ativo - TMB X 1.375 (exercício físico 1 a 3 dias por semana)

Moderadamente ativo - TMB X 1,55 (exercício físico 3 a 5 dias por semana)

Muito ativo - TMB X 1.725 (exercício físico 6 a 7 dias por semana)

Extremamente Ativo - TMB X 1,9 (exercício físico 2x por dia)

Ex.: Ligeiramente ativo (1,375)

900,28 x 1,375 = 1237,885 TMB

Outras equações para calcular a taxa metabólica basal:

Referências

Validity of body composition prediction equations for college men and women

Descubra mais sobre Nutrium Blog

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading