Você já se perguntou por que aquela dieta que fez maravilhas para sua amiga simplesmente não trouxe os mesmos resultados para você? Essa é uma dúvida comum e a resposta é mais simples (e mais interessante) do que parece: cada corpo é único.
A individualidade importa e muito!
Nosso corpo é influenciado por diversos fatores que vão muito além do prato. Metabolismo, composição corporal, rotina, sono, níveis de estresse, ambiente, preferências alimentares e até mesmo nossa relação emocional com a comida interferem diretamente na forma como respondemos a diferentes tipos de dieta.
Por exemplo, enquanto uma pessoa se sente cheia de energia ao adotar uma dieta com maior teor proteico, outra pode precisar de uma distribuição mais equilibrada entre carboidratos, gorduras boas e proteínas para manter o bem-estar e a saciedade.
O estilo de vida transforma tudo
Não existe dieta eficaz que ignore o estilo de vida. Sua rotina é corrida? Você pratica atividades físicas regularmente? Tem um sono de qualidade? Todas essas variáveis são essenciais para definir uma estratégia alimentar que funcione de verdade, no longo prazo.
Além disso, fatores emocionais como ansiedade, compulsão ou restrições alimentares do passado também merecem atenção e pedem acolhimento, não julgamento.
Personalização é a chave
É por isso que dietas padronizadas mesmo aquelas que funcionam bem para outras pessoas nem sempre trarão o mesmo resultado para você. A nutrição de verdade começa quando olhamos para a individualidade. E isso significa ouvir seu corpo, suas preferências, sua rotina e suas necessidades reais.
Trabalhar com um profissional é a forma mais segura e eficaz de encontrar esse equilíbrio. Não existe um cardápio ideal universal existe o plano alimentar que faz sentido pra você e com o qual você se sente bem, saudável e respeitada.