Os doces não precisam ficar de fora da sua vida!
Acredito que uma alimentação saudável vai além de nutrir o corpo. A palavra “comemoração” existe por algum motivo.
As refeições também são momentos de alegria que partilhamos com pessoas importantes para nós. Quantos bons momentos já teve à volta de uma mesa? Aniversários, casamentos, natais…
Vejo muitos pacientes aflitos por gostar muito de doces, culpando este como o maior obstáculo para a dificuldade em manter hábitos alimentares saudáveis.
Se por ventura se identifica, eu tenho uma boa notícia: é muito possível conquistar os seus objetivos sem cortar por completo os doces! A quantidade e a frequência vão depender de uma avaliação individualizada, principalmente se possui alguma condição que leve a ter mais cuidado nesta ingestão.
Entretanto, deixo aqui algumas estratégias que podem trazer benefícios:
1) Identifique se o consumo tem um padrão: é comum que o exagero no consumo de doces seja uma válvula de escape para questões emocionais. Observe se isso acontece após um dia cheio no trabalho ou depois de um conflito pessoal. Identificar é o primeiro passo para arranjar solução.
2) Degustar o doce: as nossas papilas gustativas, presentes na língua, são as responsáveis por sentirmos e reconhecermos o gosto dos alimentos. Por isso, quando se come muito rápido, vai ser necessário ingerir uma maior quantidade para se sentir satisfeito. Experimente deixar derreter na boca. Vai começar a notar que as sobremesas são mais doces e agradáveis.
3) Quando comer? O melhor momento para uma sobremesa é após uma grande refeição (completa) - como o almoço ou o jantar. Quando consumido neste momento, o doce será digerido junto da refeição que, idealmente, terá proteínas, hidratos, fibras e gorduras de qualidade. Isso evita que o doce cause um aumento brusco de açúcar no sangue, situação esta, que estimula o armazenamento de gordura e, quando é frequente, pode levar ao desenvolvimento da Diabetes.
Estas estratégias são apenas algumas das que eu utilizo na minha abordagem para que conquiste as suas metas sem deixar de comer o que gosta e dá prazer!
Para marcar consulta, entre em contato através dos canais disponíveis (plataforma Nutrium, e-mail ou nº tlm).
nutrium.com/p/anacferreira2070n/schedule