Uma das recomendações na alimentação saudável mais comum é a necessidade de elaborar um prato colorido. Apesar da beleza de um prato cheio de cores, não é essa a ideia que está na base desta recomendação.
A verdade é que, cada cor dos alimentos está ligada a um pigmento que possui funções diferentes no organismo. Por isso, quanto mais colorido for o prato, mais benefícios estão ali presentes.
Conheça as propriedades nutricionais que cada cor representa:
Vegetais de cor "branca": fontes de cálcio, fósforo, potássio e vitamina B6 - ajudam na manutenção dos dentes, na elasticidade do músculo, favorecem a renovação celular e o fortalecimento do sistema imunológico.
Exemplos: couve-flor, aipo, alho, cebola, cogumelos e nabo.
Vegetais de cor Vermelha: fontes de licopeno (antioxidante), vitaminas do complexo B e vitamina A - auxiliam na prevenção de cancro, estimulam a circulação sanguínea e retardam o envelhecimento da pele.
Exemplos: tomate, melancia, pimento vermelho, morango e bagas de goji.
Vegetais de cor Amarela/laranja: fontes de betacaroteno (antioxidante), vitaminas do complexo B e vitamina A - auxiliam na prevenção de cancro, estimulam a circulação sanguínea e retardam o envelhecimento da pele.
Exemplos: manga, laranja, tangerina, pimento amarelo, cenoura e melão.
Vegetais de cor Verde: fontes de clorofila (possível atividade antioxidante), ferro e vitamina A. Além disso, possuem ação antibacteriana e desintoxica.
Exemplos: pepino, couve, brócolos, repolho, salsa, acelga, alface e couve-de-bruxelas.
Vegetais de cor Castanha: fontes de vitaminas do complexo B, E e triptofanos - previnem a obtipação, auxiliam no controlo do colesterol e ajudam no tratamento da ansiedade e depressão.
Exemplos: feijão, grão, lentilhas e cacau.
Vegetais de cor Azul/roxo: fontes de antocianinas e ácido elágico (antioxidantes), além de vitamina B1 - retardam o envelhecimento, previnem o cancro e ajudam a transformar outros nutrientes em energia
Exemplos: couve-roxa, beterraba, uvas, alface-roxa, cebola-roxa e berinjela.
É importante realçar que estas propriedades são consequência da presença dos chamados “fitoquímicos”, em que “fito” = plantas. Por isso, os benefícios das cores dos alimentos estão associados às hortaliças: verduras, legumes e frutas.
Agora, quando olhar para o seu prato colorido, vai saber que está a proporcionar diversos efeitos benéficos para o seu corpo!