Blog deAna Rita Lebreiro

Nutricionista · 0080N

Para uma alimentação mais equilibrada e consciente!

5 Dicas para criar novos Hábitos!

terça-feira, 21 de junho de 2022


Somos seres de hábitos mas com certeza que concorda comigo que a criação de um novo hábito pode ser difícil e podemo-nos "perder" pelo caminho. Assim sendo, deixo algumas dicas que a/o poderão ajudar neste processo:

1. Integre o novo hábito na sua rotina diária: como lavar os dentes ou tomar café a meio da manhã. Para ser mais fácil se adaptar a este novo hábito porque não criar um lembrete no telemóvel? Ou fazê-lo a seguir a algo que faz diariamente? Assim não se esquece dele :)

2. Não o faça sozinha/o! Se viver com alguém convença essa pessoa a fazê-lo consigo ou senão, fale com um amigo ou amiga para, mesmo estando a viver em casas diferentes, criarem este hábito juntos. Depois sempre podem mandar mensagens de incentivo!

3. Espere o inesperado! Porque nem sempre tudo corre na perfeição, esteja à espera de que podem surgir percalços e situações inesperadas. Caso aconteçam é superar, resolver e seguir em frente... o dia seguinte é sempre um novo dia e por sempre recomeçar!

4. Escolha mudanças realistas. E diria até, graduais! Quer, por exemplo, consumir mais legumes mas só gosta de alguns? Comece pelos que gosta e depois estipula que todas as semanas, ou de 15 em 15 dias, vai experimentar algum legume novo e tenta cumprir o estipulado. Como diz o ditado "Roma e Pavia não se fizeram num dia": permita-se ir ao seu ritmo!

5. Recompense o sucesso! porque vai ajudar a associar o prazer ao objectivo que pretende alcançar, aumentando a probabilidade de querer voltar a repetir. Os hábitos só se irão manter se sentir prazer na mudança e o fizer de forma natural.

Comece com vontade, com determinação e irá com certeza correr bem!

Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Ana Rita Lebreiro
Ana Rita Lebreiro
Nutricionista · 0080N
Para uma alimentação mais equilibrada e consciente!