Chamo-me Ana Rita Lebreiro e sou nutricionista! Das memórias mais vivas que tenho de criança, grande parte delas estão relacionadas com a comida. Desde o cheiro a cevada acabada de fazer e pão quente sempre presentes no pequeno-almoço da casa dos meus avós, até ao primeiro arroz que a minha mãe me ensinou a fazer.
Sempre tive uma ligação muito próxima com tudo que gira à volta da alimentação, primeiro por ter uma mãe e umas avós com mãos mágicas para a cozinha; segundo, por me ter sido sempre ensinado o equilíbrio e que era preciso comer um pouco de tudo e terceiro, porque gosto de comer e gosto da parte criativa na criação dos pratos. Assim sendo, a minha história levou-me naturalmente à nutrição.
Licenciei-me em 2006 pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Desde a licenciatura, a área da Nutrição Clínica sempre foi a minha principal área de atuação tendo feito formações mais específicas em saúde intestinal, gravidez e em nutrição e exercício físico ("Certified Sports Nutrition Specialist").
Em consulta as principais áreas de actuação são:
- Saúde da mulher (pré-parto, gravidez e amamentação);
- Gestão do peso e composição corporal (perda de peso, ganho de peso, aumento da massa muscular e diminuição da massa gorda);
- Saúde intestinal e gestão de intolerâncias alimentares;
- Alimentação vegetariana;
- Reeducação alimentar;
- Tratamento de patologias como anemia e hipercolesterolemia.
A minha abordagem nas consultas é tentar ajudar as pessoas a simplificar na alimentação, gosto de enviar receitas e dar sugestões de como experimentar novos alimentos. Ajudar as pessoas a comerem com diversidade e equilíbrio, a serem conscientes nas escolhas alimentares que fazem, conseguindo assim adoptar uma alimentação saudável, ajustada às particularidades de cada um. Uma alimentação que lhes dê prazer e com a qual se identifiquem! Se é isso que pretende, marque uma consulta comigo!
Como era a vida do Fernando antes das consultas de nutrição? Antes do Nutrium Care não tinha muitos cuidados com a alimentação, com os horários das refeições e com a ingestão de água, nem tinha um...
A Alexandra chegou à consulta com vontade em perder o peso que tinha ganho nos últimos 4 anos. Tinha uma gordura total e gordura visceral elevadas. Questionava-se, muitas vezes, quando é que ia co...
Bem rápida de fazer e pode ser uma óptima opção para o seu próximo pequeno-almoço ou lanche. Até fica óptima para colocar na sua marmita e levar para o trabalho.
Pode comer simples ou acompanhada como sugere a foto: iogurte grego, fruta variada e até umas pepitas de cacau.
Uma salada óptima para os dias quentes, feita para aproveitar frango de churrasco que tinha sobrado.