Ana Rita Lebreiro

Ana Rita Lebreiro

Nutricionista · 0080N

Para uma alimentação mais equilibrada e consciente!

Sobre mim

Chamo-me Ana Rita Lebreiro e sou nutricionista! Das memórias mais vivas que tenho de criança, grande parte delas estão relacionadas com a comida. Desde o cheiro a cevada acabada de fazer e pão quente sempre presentes no pequeno-almoço da casa dos meus avós, até ao primeiro arroz que a minha mãe me ensinou a fazer.

Sempre tive uma ligação muito próxima com tudo que gira à volta da alimentação, primeiro por ter uma mãe e umas avós com mãos mágicas para a cozinha; segundo, por me ter sido sempre ensinado o equilíbrio e que era preciso comer um pouco de tudo e terceiro, porque gosto de comer e gosto da parte criativa na criação dos pratos. Assim sendo, a minha história levou-me naturalmente à nutrição.

Licenciei-me em 2006 pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Desde a licenciatura, a área da Nutrição Clínica sempre foi a minha principal área de atuação tendo feito formações mais específicas na dieta Low FODMAPS e em nutrição e exercício físico ("Certified Sports Nutrition Specialist").

Em consulta as principais áreas de actuação são:

- Saúde da mulher (pré-parto, gravidez e amamentação);
- Gestão do peso e composição corporal (perda de peso, ganho de peso, aumento da massa muscular e diminuição da massa gorda);
- Saúde intestinal e gestão de intolerâncias alimentares;
- Alimentação vegetariana;
- Reeducação alimentar;
- Tratamento de patologias como anemia e hipercolesterolemia.

A minha abordagem nas consultas é tentar ajudar as pessoas a simplificar na alimentação, a comerem com diversidade e equilíbrio, a serem conscientes nas escolhas alimentares que fazem, conseguindo assim adoptar uma alimentação saudável, ajustada às particularidades de cada um. Uma alimentação que lhes dê prazer e com a qual se identifiquem! Se é isso que pretende, marque uma consulta comigo!

Locais de consulta

Nutrium Care

Braga

Consultório de Nutrição

Largo da Senhor-a-Branca 99 r/c - São Vitor

Somos seres de hábitos mas com certeza que concorda comigo que a criação de um novo hábito pode ser difícil e podemo-nos "perder" pelo caminho. Assim sendo, deixo algumas dicas que a/o poderão aju...

Desde o momento da concepção que o bebé se desenvolve utilizando os nutrientes que a mãe lhe fornece diariamente, através das escolhas alimentares que faz e do seu estado nutricional antes da gesta...

Nova receita

Coloque todos os ingredientes num robot de cozinha e triture até ficar uma massa homogénea.
Prove e retifique os sabores. Pode necessitar de ajustar o limão, sal ou cominhos.
Coloque dentro de um recipiente hermeticamente fechado e vá consumido aos poucos. Dura até 3-4 dias.
Pode comer barrado no pão, em tostas, em wraps, com palitos de cenoura ou pepino.

Porções: 10
Nova receita

Deite os flocos de aveia, o arroz puff, a amêndoa e o cacau em pó numa taça. Derreta o óleo de coco e adicione à mistura, juntamente com a geleia de arroz.
Mexa bem para incorporar os sabores e a massa ficar húmida.
Coloque a mistura espalhada num pirex de ir ao forno. Leve ao forno por cerca de 20 a 25 minutos, deixando tostar um pouco. Ao longo da cozedura deve ir mexendo.
Deixe arrefecer completamente e guarde num recipiente hermético. Bom apetite!

Porções: 8