A gravidez pressupõe alterações hormonais que afectam bastante o tracto gastrointestinal, tornando a digestão mais lenta e dificultada, e o trânsito intestinal mais difícil, ou em certos casos, até mais regular do que era antes da gravidez. Mesmo com o devido peso das excepções à regra, algumas dicas gerais poderão ajudá-la a gerir os desconfortos frequentes e assim melhorar a sua experiência nesta primeira fase da maternidade.
As náuseas/enjoos e os vómitos são mais frequentes no primeiro trimestre de gravidez, podendo condicionar a alimentação da grávida, por levaram a uma perda de apetite. No entanto, não precisa de ficar com receio que esta situação influencie de forma negativa a nutrição adequada do bebé. Um bom estado nutricional da mulher antes de engravidar, terá aqui um papel fulcral e um maior impacto no desenvolvimento e formação do bebé.
Para conseguir gerir estas situações sugiro algumas estratégias:
- Tenha sempre consigo alimentos secos como bolachas de água e sal, cream crakers, tostas ou até pão simples, para quando surgir um destes episódios.
- Dê preferência a confecções que utilizem pouca gordura, como cozidos, assados no papillote e grelhados;
- Fracione as refeições ao longo do dia, de forma a não estar muitas horas sem comer (comer de 2 a 3 horas);
- Se acordar um pouco enjoada, inicie o seu pequeno-almoço com uma peça de fruta como kiwi, morangos ou papaia juntamente com pão torrado/tostas e um pouco de queijo fresco meio gordo ou queijo de barrar;
- Beba água ao longo do dia, de forma gradual e fora das refeições principais;
- Evite alimentos muito condimentados e com aromas fortes, que desencadeiem os enjoos.
Além destas estratégias, a American Pregnancy Association indica que a suplementação em vitamina B6 pode ser eficaz na diminuição dos enjoos e vómitos mas a sua prescrição deve ser feita pelo médico.
A azia é um sintoma frequente depois das refeições, especialmente almoço e jantar, por serem refeições com maior volume. As alterações hormonais e o crescimento do bebé provocam um relaxamento do esfíncter esofágico inferior e possibilitam o refluxo de conteúdo gástrico para o esófago causando esta sensação de ardência e de desconforto.
Para evitar os episódios frequentes sugiro:
- Evite ficar muitas horas sem comer, comendo diversas vezes ao longo do dia, de forma a reduzir o volume das refeições;
- Coma devagar e mastigue bem os alimentos;
- Retire a fruta do final das refeições principais (almoço e jantar), para facilitar a digestão, colocando-a numa outra altura durante o dia;
- Evite deitar-se logo a seguir às refeições principais (almoço e jantar), esperando cerca de 3 horas para o fazer;
- Limite o consumo de bebidas gaseificadas (ex. água com gás) e bebidas com cafeína (ex. café ou chá preto);
- Evite refeições muito condimentadas, principalmente picantes e alimentos fritos ou mais gordurosos;
- Esteja atenta para ver se existe algum alimento em particular que lhe esteja a provocar azia. Caso seja um alimento nutricionalmente essencial, não se deve eliminar por completo mas sim, com a ajuda da nutricionista, arranjar uma melhor maneira para o consumir.
Por último, o desconforto mais comum é a obstipação que por norma aparece a partir da 20º semana de gestação. Deve-se tentar, numa primeira fase, através da alimentação melhorar o trânsito intestinal uma vez que não está recomendado o uso de laxantes. Estes só poderão ser utilizados numa fase posterior, quando já nada resultou e apenas com supervisão médica.
Para ajudar no funcionamento do trânsito intestinal através da alimentação sugiro que:
- Coma diariamente alimentos ricos em fibra, como hortícolas (saladas cruas e legumes cozinhados), frutas, cereais integrais (tostas, pão integral ou mistura), leguminosas, frutos oleaginosos e sementes;
- Inicie sempre as refeições principais com uma sopa de legumes, irá ajudar no aporte de fibra e na hidratação;
- Coma com regularidade alimentos fonte de probióticos, como iogurtes, kéfir e chucrute (repolho ou couve-roxa fermentada). Estes alimentos são ricos em microorganismos vivos que ajudam a regular o trânsito intestinal;
- Esteja bem hidratada, bebendo sempre água ao longo do dia. Entre 1,5L a 2L é o recomendado;
- Pratique exercício adaptado à gravidez, de forma regular. O nosso intestino precisa de movimento para estimular o seu funcionamento.
Para ter uma orientação alimentar mais personalizada e individualizada procure uma nutricionista para esta a ajudar a gerir melhor os desconfortos que possam surgir, além de lhe definir e adaptar o plano alimentar ao trimestre da gestação em que se encontra.