10 alimentos ricos em nutrientes essenciais para a manutenção da saúde mental
A NEURONUTRIÇÃO é uma importante área de estudo que busca explicar como a alimentação interfere no funcionamento do cérebro e, portanto, em nossa saúde mental.
Setembro é o mês dedicado às campanhas de cuidado da saúde mental. Momento em que se tenta conscientizar ainda mais a população sobre a importância da prevenção e do tratamento dos transtornos mentais para a proteção da vida humana.
Em 2021, o Ministério da Saúde¹ alertou que, no Brasil, os transtornos de ansiedade e depressão já acometem 15,5% da população; isso mostra como é necessário falarmos sobre os cuidados com a saúde mental.
Os transtornos de ansiedade e depressão levam muitas pessoas à incapacidade laborativa, à privação do convívio social, à debilidade de saúde e, em diversos casos, a desistirem de seus sonhos, abrindo mão de suas próprias vidas.
Mas, devemos e podemos contribuir para a reversão desse quadro e, um método coadjuvante e muito eficaz de prevenção e tratamento aplicado nesses casos é o planejamento de uma alimentação equilibrada e saudável, que seja rica em nutrientes que auxiliam na produção de importantes neurotransmissores no sistema nervoso central, quais sejam, serotonina, noradrenalina e dopamina, responsáveis pelo controle das emoções e manutenção do bom humor, e das sensações de bem-estar e de saciedade.
Estudos demonstram que os principais nutrientes que desempenham essa função são: ômega 3, triptofano, magnésio, vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina C e os minerais zinco, cálcio e ferro (Rocha & Myva, 2020)².
Com base nisso, listamos 10 alimentos que contém esses nutrientes:
Além desses nutrientes, é preciso destacar as fibras, que exercem função essencial na manutenção da saúde intestinal (havendo uma melhor absorção dos nutrientes ingeridos através dos alimentos e o impedimento da passagem de toxinas para a corrente sanguínea), além do que, é no intestino que ocorre a maior produção de serotonina no organismo, em torno de 95%. Entre os alimentos citados, são ricos em fibras: banana, maçã, aveia, cacau em pó, linhaça, vegetais verde-escuros.
Portanto, visando o controle dos transtornos de ansiedade e depressão e a manutenção da saúde mental, procure inserir esses alimentos diariamente nas suas refeições.
Saúde sempre!
____________________________
Referência
¹Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/depressao-1
²Rocha, A., Myva, L. & Almeida, S. (2020). O papel da alimentação no tratamento do transtorno de ansiedade e depressão. Research, Society and Development. 9. 10.33448/rsd-v9i9.7890