Blog deCíntia Gama

Nutricionista · 07101074

Nutrição eficaz e prática que funciona!

Contatar

Novo Artigo

terça-feira, 11 de abril de 2023

➡️CANSAÇO EXCESSIVO

Apesar de o carboidrato ser uma das principais fontes de energia, o consumo excessivo leva um bombardeio de glicose para o sangue. Nessa situação, a insulina passa a ser liberada em maior quantidade, mas, em muitos casos, não consegue fazer o açúcar entrar nas células como deveria. Como resultado, o cansaço aparece e pode ser seguido de uma resistência a insulina.

➡️MUITA SEDE E VONTADE DE URINAR

Quando o carboidrato é consumido em grandes quantidades, a glicose não consegue ser processada pelo organismo. Como consequência, há um aumento da sede para que o corpo possa se livrar da substância pelo aparelho excretor. Como também acontece uma perda não programa de fluidos, a sede persiste e esse processo segue como uma "bola de neve".

➡️AUMENTO DO APETITE

Como o exagero nos carboidratos faz o corpo não lidar com a glicose como deveria, a resposta é um aumento da fome. Como boa parte desse açúcar não entra na célula, o organismo entende que precisa de mais comida para ter energia. Outro ponto é que uma refeição rica em carboidrato é rapidamente digerida, fazendo com que a sensação de fome chegue mais cedo.

➡️SINAIS NA PELE

Coceira, pele mais seca e manchas escuras nas virilhas e axilas podem ser um sinal da resistência à insulina. Problemas alérgicos, porém, precisam ser investigados.

➡️BAIXA CONCENTRAÇÃO

Como a glicose não vai para dentro da célula como deveria, o corpo responde com a sensação de fadiga e um dos sintomas associados ao cansaço é a falta de capacidade de concentração. Apesar desse sintoma não ser exclusivo do consumo exagerado de carboidrato, não pode ser desconsiderado.

➡️INFECÇÃO URINÁRIA

Muito carboidrato é sinônimo de muito açúcar no sangue. Esse aumento desnecessário compromete o sistema imunológico, favorecendo o aparecimento de infecções. Quadros de infecção urinária e candidíase são favorecidos em situações de hiperglicemia.

Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Cíntia Gama
Cíntia Gama
Nutricionista · 07101074
Nutrição eficaz e prática que funciona!
Contatar