O chá é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, e quando falamos de chá este é automaticamente associado a propriedades digestivas, relaxantes ou revitalizantes. Mas sabias que o chá verde, preto, branco e oolong são todos produzidos a partir da mesma planta? A Camellia sinensis é a planta a partir da qual são produzidos os vários chás recorrendo a diferentes métodos de produção.
Os chás, e as infusões são produtos destintos com diferentes ingredientes e propriedades. Todos os chás são infusões, mas o contrário não se verifica, nem todas as infusões são chás. Uma infusão é uma bebida que resulta da imersão de ervas ou frutos em água quente, mas apenas quando a infusão é feita a partir de Camellia sinesis é que pode ser considerada um chá!
Acredita-se que os benefícios atribuídos ao consumo de chá se devem ao seu teor em polifenóis, no entanto o chá contém vários outros componentes, incluindo alcaloides como a cafeina, teofilina e teobromina, aminoácidos, hidratos de carbono, proteínas, clorofila, compostos orgânicos voláteis que contribuem para o aroma do chá, fluoreto, alumínio, minerais e oligoelementos1.
De acordo com o seu método de produção cada um dos chás vai adquirir a sua coloração característica e vai apresentar um teor maior ou menor de cada um dos constituintes acima referidos.
Chá branco
Para produzir o chá branco, as folhas da planta são apanhadas mais cedo e são submetidas a um processamento mais leve em comparação com as folhas utilizadas para produzir o chá verde ou o chá preto. O chá branco é menos oxidado e tem um maior teor de catequinas (polifenóis) que podem ajudar no reforço do sistema imunitário e na redução da inflamação2.
Chá verde
O chá verde tem um teor de cafeina superior ao chá branco e a toma de chá verde está associada a um aumento do estado de alerta mental devido ao seu conteúdo de cafeína. Alguns estudos sugerem que o chá verde pode ter efeitos benéficos sobre alguns dos fatores de risco para determinadas doenças cardíacas, incluindo a pressão arterial e o colesterol3.
No mercado podemos encontrar chá verde sob a forma de extrato concentrado, e nesse caso os seus benefícios podem ser diferentes aos referidos, porque um suplemento de chá verde vai fornecer uma quantidade muito superior dos compostos presentes na planta.
Chá oolong
O chá oolong combina as qualidades do chá verde com o chá preto, é produzido através de uma oxidação parcial, ou seja, é menos processado que o chá preto, mas mais que o chá vermelho e esta oxidação parcial confere-lhe um paladar distinto. Os seus benefícios são semelhantes aos do chá verde e preto, destacando-se os benefícios associados à cafeina, como o aumento do estado de alerta mental e os efeitos benéficos sobre os fatores de risco para doença cardíaca.
Chá preto
O chá preto é de todos o que tem mais cafeína e por isso têm uma eficácia superior para a manutenção do estado de alerta, na melhoria da atenção, mesmo após períodos mais longos. Além disso é também possivelmente eficaz no aumento da pressão arterial, na prevenção de doenças cardíacas, na prevenção do aparecimento de problemas ósseos, de alguns tipos de cancro e da doença de Parkinson4.
Na hora de escolher uma infusão devemos ter em conta preferências pessoais e objetivos, se procuras substituir por exemplo a toma de café, o chá preto pode ser uma boa opção por ter mais cafeina, mas se tens alguma sensibilidade a níveis mais elevados de cafeina o chá verde ou oolong podem ser melhores escolhas. Ou então se pretendes usufruir mais dos benefícios antioxidantes vale optar pelo chá branco que devido ao seu teor mais elevado em catequinas tem um maior poder antioxidante. Se o teu objetivo é aumentar a hidratação diária e pretendes substituir uma grande parte da água por chá as infusões de outras ervas e frutos podem ser uma melhor alternativa (infusão de frutos vermelhos, maçã e canela, erva príncipe, camomila, etc.)
Se gostavas de ter acesso a estas e outras dicas e saber mais sobre como melhorar a tua alimentação, ter um plano alimentar ajustado a ti e aos teus objetivos agenda a tua primeira Consulta de Nutrição Personalizada comigo.
Conhece-me e acompanha o meu percurso nas redes sociais (Instagram e TikTok) e subscreve a minha newsletter para ficares a par de todas as novidades que tenho para ti!
Referências
1. National Institutes of health - National Center for Complementary and integrative health. (2016). Tea. Retrived from: https://www.nccih.nih.gov/health/tea
2. National Institutes of health – National Cancer Institute. (2010). Tea and cancer prevention. Retrived from: https://www.cancer.gov/about-cancer/causes-prevention/risk/diet/tea-fact-sheet
3. National Institutes of health - National Center for Complementary and integrative health. (2016). Green tea. Retrived from: https://www.nccih.nih.gov/health/green-tea
4. U.S. National library of medicine. (2019). Herbs and supplements: Black tea. Retrived from: https://medlineplus.gov/druginfo/natural/997.html