Com o inicio de um novo ano vem uma sensação de renovação e vontade de começar do zero. Emagrecer é uma das metas mais comuns, mas também é uma das que mais facilmente caem no esquecimento. Para que isto mude temos de começar por mudar o nosso mindset, evitar de cair em armadilhas de tudo ou nada e efetivamente estabelecer estratégias concretas que possam ser colocadas em prática!
O problema da curta duração das resoluções de ano novo é que tentamos muitas vezes fazer mudanças drásticas que são pouco adequadas a nós ou que não são sustentáveis de manter a longo prazo e por isso a partir do momento que deixam de ser realizáveis desistimos delas e seguimos com a rotina habitual. Este ano em vez de iniciares o ano com um Detox, a cortar nos Hidratos de Carbono ou experimentar uma nova dieta da moda experimenta colocar algumas destas metas em prática,
1. Acorda mais cedo e faz um bom pequeno-almoço.
Vais ver que o apetite ao longo do dia será muito mais fácil de controlar se em vez de uma primeira refeição de torradas com manteiga optares por acompanhar o pão de uma fonte de proteína (ovo, queijo magro) e de alguma fruta.
2. Sopa como entrada das refeições.
Tem sempre sopa em casa, pode ser caseira ou em alternativa existem boas opções de compra. É super útil para gerir a sensação de fome no inicio das refeições principais ou mesmo como lanche da tarde para evitar assaltos à despensa.
3. Serve o teu prato não leves o resto da comida para a mesa.
Pode parecer um pormenor, mas o estímulo visual de ter toda a comida disponível à nossa frente faz com que tenhamos mais tendência para repetir o prato mesmo que já sem fome. Idealmente servimos o nosso prato e os tachos, panelas, pão, etc ficam fora da mesa.
4. Faz da tua casa um ambiente próspero para os teus objetivos.
Não compres alimentos a que sabes que é difícil resistir, bolos, bolachas, batatas fritas e outros. Garante que tens disponíveis opções equilibradas e nutritivas como fruta, iogurtes, cereais integrais e outras opções alinhadas com a tua meta. Encher a despensa de alimentos que sabemos que não nos fazem bem é montar uma armadilha a nós mesmos que podemos perfeitamente evitar.
5. Abre momentos para refeições mais livres.
Nem 8 nem 80, mas devem existir momentos de convívio social em que desfrutes de alimentos e bebidas que não incluis habitualmente na tua rotina e está tudo bem, não devem ser a regra, mas também não devem ser inexistentes, porque a longo prazo se nunca te permitires não vais alcançar um equilíbrio alimentar e estarás a contribuir para uma pior relação com a comida.
6. Define metas realísticas para a prática de atividade física.
Escolhe uma atividade de que gostes e começa a colocar como prioridade na tua rotina ter tempo para a realização da mesma. Se ajudar convida alguém para te acompanhar, define momentos e frequência específicos para a prática de exercício fisico.
7. Cria as tuas próprias metas personalizadas.
Reflete sobre os comportamentos que gostavas mais de melhorar e define algumas metas realistas e mensuráveis para começar a aplicar ao teu dia a dia. Qualquer mudança é mais bem sucedida quanto corresponde às tuas motivações e está adaptada a ti, aos teus ritmos e preferências.
Se queres fazer de 2025 o ano da mudança, emagrecer a comer aquilo que gostas e transformar a tua relação com a alimentação, marca a tua primeira consulta de Nutrição Personalizada comigo e vamos trabalhar juntos para atingir o teu objetivo!
Conhece-me e acompanha o meu percurso nas redes sociais (Instagram e TikTok) e subscreve a minha newsletter para ficares a par de todas as novidades que tenho para ti!