Blog deGisela Arnaud

Nutricionista · 5021N

Nutrição personalizada! Porque tuas necessidades são únicas!

Menopausa e aumento da circunferência abdominal

quarta-feira, 08 de junho de 2022

Em 2019, ainda no Brasil, desenvolvemos um estudo de intervenção com mulheres na menopausa e diagnosticadas com "Sindrome Metabólica" (SM). Você sabe o que é isso? A SM é uma espécie de transtorno que começa a ocorrer a partir dos 40 ou 50 anos, mas pode ocorrer antes, pode ocorrer depois e pode nunca ocorrer. Esse transtorno, ou seja, essa desordem metabólica, é caracterizada pela coexistência de doenças crônicas, como a obesidade, cancro, hipertensão arterial e alterações no metabolismo lipídico (colesterol) e glcídico (diabetes), que constituem fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, atualmente um dos maiores problemas de saúde publica em todo o mundo. (Silvia, M.L.N. et al. Tratado de Nutrição em Gerontologia. Manole. 2016. p.172.)  A Síndrome metabólica pode ocorrer em homens ou mulheres, mas a menopausa, com os distúrbios hormonais que provoca, propiciam o desenvolvimento do quadro.

O primeiro sintoma para o qual devemos ter atenção é o aumento da circunferência abdominal, que deve, por convenção ser medida na altura da cintura (parte mais estreita) e deve ser mantida abaixo dos 80cm ( e para isso basta que tenhas uma fita métrica dessas usadas por costureiras). Deves ter atenção e tentar perceber se tens 1 ou mais dos 5 problemas que vos vou citar a seguir. Os parâmetros diagnósticos, de acordo com a International Diabetes Federation (IDF) são: Circunferência de cintura > 80 cm em mulheres e 94 cm em homens; Nível elevado de Triglicérides, > 150 mg/dL ou em tratamento medicamentoso para dislipidémia (colesterol); Nível reduzido de HDL-c, < 50 mg/dL para mulheres ou < 40 mg/dL para homens ou em tratamento medicamentoso para dislipidémia (colesterol); Aumento da Tensão Arterial, TA Sistólica > ou = 130 mmHg e/ou TA Diastólica < ou = 85 mmHg, ou em uso de medicamentos anti-hipertensivos; Nível de glicose em Jejum, > ou = 100 mg/dL ou com diagnóstico prévio de Diabetes tipo II. Sendo assim, segundo à IDF, o diagnóstico de Síndrome Metabólica será feito quando estiverem presentes a circunferência abdominal aumentada e mais dois dos critérios citados acima.

Mas voltando ao nosso estudo, a intervenção foi apenas alimentar! Durante 6 meses as mulheres participantes do estudo alteraram o seu comportamento alimentar e os resultados foram excelentes e muito animadores. Hoje, vivemos muito mais e queremos viver com saúde, permanecer ativos, conquistar novos sonhos, trocar de sonhos, de trabalho, de vida e do que mais quisermos!!! A idade cronológica há muito tempo já não é igual a envelhecimento.

Deixo-vos aqui o link desse estudo, caso tenham interessem em lê-lo na íntegra.  Artigo Original Publicado em Revista Brasileira de Obesidade Nutrição e Emagrecimento - RBONE v.14 n.84 2020 

Se você perceber que há qualquer coisa que pode não estar a funcionar bem, não hesite em procurar ajuda. Procure seu médico de família e tenha sempre um profissional de nutrição a colaborar consigo.

Fale-me sobre suas dúvidas. Terei imenso gosto em vos ajudar.

Forte abraço,

Gisela Arnaud.

Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Gisela Arnaud
Gisela Arnaud
Nutricionista · 5021N
Nutrição personalizada! Porque tuas necessidades são únicas!