Por Gisela Arnaud
Existem muitas formas para se preparar marmitas para levar para o trabalho, mas o melhor e mais prático é mesmo preparar a marmita em camadas e utilizar os alimentos que já estão prontos no jantar do dia anterior.
Os melhores e mais saudáveis, são os potes de vidro e podem ser retangulares, redondos, mais ou menos altos...isso vai depender da forma que sentes que lhe dá mais jeito. O mais importante é que o conteúdo seja sempre "Comida de Verdade".
***Todas as receitas sugeridas estão disponíveis no Blog.
Vou deixar aqui um exemplo de como preparar, mas a criatividade fica por tua conta!
***a imagem é apenas ilustrativa.
Ingredientes
ou1 Colher de servir de arroz com lentilhas (60 g)ou1 colher de servir de quinoaou1 colher de servir de salada de quinoa tricolor com legumes
ou1 colher de servir de salada de brócolos, couve-flor, nozes e azeitonas ou1 colher de servir de caponata de legumes
ou2 colheres de sopa de ervilhas cozidas OU em lataou3 colheres de grão de bico cozidoou3 colheres de sopa de feijão fradinho cozido (60 g)ou1 colher de servir de lentilhas secas cozidas (58 g)ou1 colher de servir de lentilhas secas cozidas (58 g)
ou1 porção de ovos mexidos e salsa ou2 ovos cozidosou1 lata escorrida de atum em posta conserva ao natural Continente Equilíbrio (85 g)
ousalada de folhas variadas + tomate + cenoura ralada ou cozida OU qualquer outro vegetalou1 porção de salada colorida (180 g)
ou1 porção de molho de iogurte natural para saladas frescas ou legumes (70 g)ou1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem + ervas + sal a gosto
ou1 colher de sopa de sementes de abóbora (opcional)ou1 punhado de nozesou1 colher de sopa de sementes de girassol
Preparação
1.
A primeira regra é cortar os alimentos de forma de não seja necessário usar uma faca na hora da refeição, ou seja, apenas um garfo ou colher para facilitar o consumo dos alimentos2.
Depois comece a organizar as camadas em um pote e/ou marmita que não seja muito grande e caiba na bolsa ou mochila3.
cereais e leguminosas, como o arroz, lentilhas, ou quinoa, devem ser a primeira camada4.
Em seguida inclua os legumes cozidos (brócolos, couve-flor, couves salteadas...)5.
Na terceira camada podes organizar a proteína já cortada em pedaços pequenos (tofu, ovos cozidos, peito de frango ou peixe assado ou grelhado...)6.
A última camada deve ser a salada crua (folhas, tomate, cenoura ralada...)7.
Experimente consumir em temperatura ambiente e, assim, evitas a utilização do microondas. Mas se gostas mesmo de aquecer a tua refeição, o melhor é levar a salada crua em outro recipiente. Os molhos e/ou azeite com sal e ervas também devem ser levados em um potinho separado para ser adicionado na hora de consumir.8.
Aproveite para cozinhar porções um pouco maiores no jantar para que sobre o suficiente para o teu almoço. Vais fazer uma boa economia e cuidar muito melhor da tua saúde!9.
***Todas as receitas sugeridas estão disponíveis no Blog.